Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/968
Tipo do documento: Dissertação
Título: Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil
Título(s) alternativo(s): Didactic Planning: actions and interactions in the Early Childhood Education
Autor: DAVID, Hellen Costa 
Primeiro orientador: Barros, Helena Farias de
Primeiro membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Segundo membro da banca: Lima, Vanda Moreira Machado
Resumo: O presente trabalho se refere a uma pesquisa qualitativa, ligada ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP, realizada na linha de pesquisa “Formação e prática pedagógica do profissional docente”. O principal objetivo foi verificar a importância atribuída ao planejamento didático (anual e semanal) pelos professores e analisar a execução do mesmo, em classes de Educação Infantil de crianças de quatro e cinco anos. O campo da pesquisa compreendeu quatro Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de Presidente Prudente - SP, que foram abordadas por meio dos seguintes procedimentos de coleta de dados: entrevista com professores, observação da execução do planejamento didático semanal pelos professores em aula e análise documental dos planos didáticos – anual e semanal dos professores. Participaram da pesquisa quatro professoras da Educação Infantil que lecionam para crianças na faixa etária de quatro e cinco anos. A fundamentação teórica da pesquisa contemplou os trabalhos sobre Planejamento de Vasconcellos, Zainko, Camilo Filho, Fusari e Gandin, bem como os estudos sobre Educação Infantil de Kuhlmann, Rizzo, Campos e Rosemberg. Foi consultado, também, o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN, dentre ourtos documentos. Na análise dos dados, adotou-se a metodologia proposta por Bardin, que proporcionou a organização das informações em categorias emergentes. Os dados obtidos permitiram constatar que os professores precisam se aprofundar em estudos sobre o planejamento didático (organização, execução e avaliação) para garantir o aprimoramento da prática docente. A pesquisa poderá oferecer, também, à SEDUC, orientações de caminhos na formação de professores.
Abstract: This present work refers to a qualitative research, connected to the Master s Program in Education of the University of Oeste Paulista of Presidente Prudente - SP, realized in the line of research "Training and pedagogical practice of the teaching professional". The main objective was to check the importance assigned to didactic planning (annual and weekly) by teachers and analyse the execution thereof in Early Childhood Education classes for children aged four and five years. The field of the research comprised four Municipal Schools of Early Childhood Education of the Presidente Prudente city - SP, which were addressed through the following data collect procedures: interview with teachers, observation of the execution of the weekly didactic planning by teachers in class and document analysis of didactic plans - Annual and weekly of the teachers. The participants were four teachers from the Early Childhood Education who teach for children aged four and five years. The theoretical foundation of the research included the works about planning from Vasconcellos, Zainko, Camilo Filho, Fusari and Gandin, as well as the studies about Early Childhood Education from Kuhlmann, Rizzo, Campos and Rosemberg. It was also consulted the National Reference Curriculum of the Early Childhood Education, the Guidelines and Bases Law of the National Education - LDBN, among other documents. In the data analysis, it was adopted the methodology proposed by Bardin, which provided the organization of the informations in emerging categories. The data obtained allowed to find that teachers need to deepen in studies about the didactic planning (organization, execution and evaluation) to ensure the enhancement of the teaching practice. The research will can offer, also, to SEDUC, path guidelines in the teachers training
Palavras-chave: Educação Infantil
Planejamento didático
Formação de professores.
Early Childhood Education
Didactic planning
Teacher’s training
Área(s) do CNPq: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: DAVID, Hellen Costa. Planejamento didático: ações e interações na Educação Infantil. 2016. 255 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/968
Data de defesa: 24-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hellen Costa - UNOESTE - DISSERTACAO_03_02_2015 (1).pdfDocumento principal13,23 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons