Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/969
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de avaliação externa no ensino superior: implicações para as IES pública e privada
Título(s) alternativo(s): The external evaluation process in higher education: implications to public and private HEI
Autor: CAVALCANTI, Ademilson Vedovato 
Primeiro orientador: Alaniz, Erika Porceli
Primeiro membro da banca: Francisco, Marcos Vinicius
Segundo membro da banca: Vieitez, Candido Giraldez
Resumo: A proposta de avaliação externa, promovida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), historicamente tem suscitado discussão no Brasil, intensificando-se, nas últimas duas décadas, devido a ampliação do número de vagas ofertadas nas Instituições de Ensino Superior (IES). A pesquisa pretende saber: qual a influência que o processo de avaliação externa, promovido pelo MEC, possui sobre as IES ponderando que o processo é realizado há dez anos e tem sido pouco considerado enquanto norteador da qualidade da educação superior do Brasil. O presente trabalho tem como objetivo analisar as implicações, influências e contribuições da avaliação externa sobre as IES. Para isso, foi realizado um estudo em duas IES do estado do Paraná, sendo uma faculdade particular e uma universidade pública. Constatou-se que o processo possui grande influência e impacto nas IES e que o Estado exerce função reguladora em um sistema com pouco espaço para o diálogo e a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de políticas públicas para o ensino superior brasileiro.
Abstract: The external evaluation proposal promoted by the Ministry of Education and Culture - MEC has been a source of extensive discussion in Brazil over the years which have intensified in the last two decades due to increasing of the vacancies numbers offered in higher education. This research intents to know what is the influence of the external evaluation process, promoted by the MEC, on the HEI considering that the process is carried out ten years ago and has been few considered while a guide of the quality of higher education in Brazil. This study aims to analyze the implications, influences and contributions from the external evaluation of the higher education institutions of the country. For this, a study was conducted at two institutions in the same city located in Parana, being one of them a private college and the other one, a public university. It was found that the process has great influence and impact on educational institutions as a whole, moreover it was possible to verify the state's position as a regulator of a system where there is little opening for dialogue and for the real participation of the academic community in developing public policies for the Brazilian higher education
Palavras-chave: Avaliação Externa
Regulação
Avaliação Institucional
Universidades e Faculdades - Avaliação
Ensino superior
External evaluation
Regulation
Institutional Assessment
Área(s) do CNPq: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: CAVALCANTI, Ademilson Vedovato. O processo de avaliação externa no ensino superior: implicações para as IES pública e privada. 2016. 104f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/969
Data de defesa: 25-Fev-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO ADEMILSON VEDOVATO CAVALVANTI - 23-06-2016 (ultima versão).pdfDocumento principal439,56 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons