Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/971
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Andréia Maria de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7364928008305573por
dc.contributor.advisor1Mansão, Camélia Santina Murgo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1873165740888778por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Montiel, Jose Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4836172904369929por
dc.date.accessioned2016-08-12T14:33:27Z-
dc.date.issued2016-03-23-
dc.identifier.citationVIEIRA, Andréia Maria de Souza. Crenças de autoeficácia do professor coordenador pedagógico: relevância para formação continuada. 2016. 79 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/971-
dc.description.resumoEsta dissertação estrutura-se em três estudos que consistem na investigação e análise das crenças de autoeficácia percebida do Professor Coordenador Pedagógico em sua atuação na formação continuada de professores na escola. O primeiro estudo objetivou realizar um levantamento bibliográfico sobre o Professor Coordenador Pedagógico no período de 2000 a 2014, a partir da coleta de trabalhos empíricos em base de dados. As publicações compreenderam três temáticas que envolvem o Professor Coordenador Pedagógico: atribuições da função; identidade e aspectos das dimensões afetivas e relacionais, as quais possibilitou evidenciar que a formação continuada dos professores na escola é constituída da mediação do Professor Coordenador Pedagógico, com vistas a desenvolver uma prática consistente para melhoria da aprendizagem dos alunos. Também apontam o desvio da função pedagógica que ainda é marcada de preceitos burocráticos. No segundo estudo é apresentada a Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura no intuito de explicar os conceitos básicos dessa perspectiva teórica, em especial, a Autoeficácia. A temática da autoeficácia em contexto educativo foi discutida em diferentes níveis de ensino: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Os resultados evidenciaram o papel mediacional que as crenças de autoeficácia exercem sobre o comportamento humano e sua formação. O terceiro estudo teve como objetivo investigar e analisar as crenças de autoeficácia percebida pelo Professor Coordenador Pedagógico em sua atuação na formação continuada de professores na escola. Participaram da pesquisa dez professores que atuam na função designada de Professor Coordenador Pedagógico em escolas da rede pública estadual da Diretoria de Ensino da Região de Assis. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o roteiro de entrevista semiestruturada sobre as crenças de autoeficácia docente. A partir da análise dos dados observou-se que as percepções de autoeficácia dos sujeitos participantes estão em consonância com o referencial teórico de Albert Bandura, abordado dentro do contexto educacional. As quatro fontes de constituição das crenças de autoeficácia foram percebidas pelos Professores Coordenadores. A persuasão social destacou-se nos discursos, tanto para a constituição das próprias crenças, quanto para a formação dessa crença no professor, pois enfatizaram o diálogo e o feedback em suas ações. Espera-se que o estudo vislumbre possibilidades de se pensar em propostas de formação continuada para o fortalecimento das crenças de autoeficácia pessoal e coletiva dos sujeitos envolvidos na promoção de uma educação de qualidade.por
dc.description.abstractThis work is structured in three studies, the research and analysis of perceived self-efficacy beliefs of Educational Coordinator in his role in the continuing education of teachers in the school. The first study aims at presenting a literature review on Professor Educational Coordinator from 2000 to 2014, from the collection of empirical work on database. Publications material included three thematic involving Professor Educational Coordinator: role assignments; identity and aspects of affective and relational dimensions, which made it possible to show that the continuing education of teachers in school consists of mediation Educational Coordinator, in order to develop a consistent practice for improving student learning. It also pointed to the deviation of the pedagogical function that is still marked bureaucratic precepts. In the second study shows the Social Cognitive Theory of Albert Bandura in order to explain the basic concepts of this theoretical perspective, in particular, the Self-efficacy. The theme of self-efficacy in educational context was discussed at different levels of education: elementary school, high school and higher education. The results showed the meditational role that self-efficacy beliefs have on human behavior and training. The third study aimed to investigate and analyze the self-efficacy beliefs perceived by Professor Educational Coordinator in his role in the continuing education of teachers in the school. The participants were ten teachers working in function called Educational Coordinator in the state public schools of the “Diretoria de Ensino da Região de Assis”. The instrument used for data collection was the semi structured interview guide on the beliefs of teacher self-efficacy. From the data analysis it was observed that the self-efficacy perceptions of the participating subjects are consistent with the theoretical framework of Albert Bandura, addressed within the educational context. The four sources of formation of self-efficacy beliefs were perceived by Teachers Coordinators. Social persuasion stood out in speeches, both to the constitution of one's beliefs, and for the formation of this belief in the teacher, as emphasized dialogue and feedback on their actions. It is hoped that the study glimpse possibilities to think of continuing education proposals for strengthening the belief of personal and collective self-efficacy of those involved in the promotion of quality education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2016-08-12T14:33:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ANDREIA MARIA_DISSERTACAO VERSAO FINAL.pdf: 345138 bytes, checksum: 5ec125993bb1a5c2fc636e5b72c0ea49 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-12T14:33:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ANDREIA MARIA_DISSERTACAO VERSAO FINAL.pdf: 345138 bytes, checksum: 5ec125993bb1a5c2fc636e5b72c0ea49 (MD5) Previous issue date: 2016-03-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2058/ANDREIA%20MARIA_DISSERTACAO%20VERSAO%20FINAL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAutoeficáciapor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectProfessores Formaçãopor
dc.subjectSelf-efficacy Beliefseng
dc.subjectEducational Coordinatoreng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subject.cnpqFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleCrenças de autoeficácia do professor coordenador pedagógico: relevância para formação continuadapor
dc.title.alternativeTeacher self-efficacy beliefs of educational coordinator: relevance to teacher trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIA MARIA_DISSERTACAO VERSAO FINAL.pdfDocumento principal337,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons