Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/983
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta , Korina Aparecida Teixeira Ferreira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1250004232762026por
dc.contributor.advisor1Moreira , Maria de Fátima Salum-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510140191730970por
dc.contributor.referee1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.date.accessioned2016-09-09T20:17:38Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.identifier.citationCOSTA, Korina Aparecida Teixeira Ferreira da. Arquitetura e gênero nas transições do espaço escolar: estudo de caso da Escola Navio (1950–1970). 2016. 164 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/983-
dc.description.resumoEste trabalho insere-se na linha de pesquisa “Instituição educacional: organização e gestão”, a qual abrange investigações sobre os aspectos sociais, culturais e políticos envolvidos no funcionamento e organização das instituições educacionais. A pesquisa, de natureza qualitativa e caracterizada como estudo de caso, teve como objeto de estudo a arquitetura escolar em suas interfaces com as relações de gênero, conforme estudo realizado na escola João Franco de Godoy, denominada "Navio", em Presidente Prudente, no recorte temporal entre 1950-1970. Trata-se de um momento que abrange transições caracterizadas pela construção de um novo edifício e a implementação de salas mistas na escola, bem como pela preconização do ideário da coeducação no Estado de São Paulo, em contraponto à instalação do autoritarismo e controle decorrentes da ditadura militar. O principal pressuposto se baseia na concepção de que os estilos e formas arquitetônicas das edificações escolares vincularam-se a condicionantes linguísticas e socioculturais, as quais são constituídas e constituintes das relações de poder cotidianamente vividas. O principal objetivo, portanto, foi a averiguação de como as modificações espaciais e organizacionais da escola se articularam nos liames sociais e culturais de poder como um todo e com as relações de gênero, em particular. Os dados foram produzidos pela via da pesquisa empírica, com a coleta de informações junto à escola e às instituições governamentais, paralelamente ao uso de depoimentos em entrevistas semiestruturadas e reflexivas, aplicadas a ex-alunos e ex-alunas. As análises foram desenvolvidas por meio dos procedimentos de triangulação dos dados de Minayo (2007) e sustentadas nas trilhas teóricas de Certeau (2012), Escolano (2001) e Viñao Frago (1995). A pesquisa bibliográfica se ateve, em grande parte, aos estudos dos contextos socioculturais e das políticas educacionais, no período. Também se voltaram para as pesquisas que relacionam gênero, poder e arquitetura escolar. Utilizando-se de categorias temáticas para a análise (Sala de aula, Pátio e Escada), chegou-se aos principais resultados, dos quais destacamos a compreensão de que um edifício escolar carrega em sua concretude elementos imateriais, os quais são de extrema significância para o seu efetivo uso, estabelecendo-se enquanto lugar do saber, conforme os direcionamentos governamentais e práticas pedagógicas, cujos espaços representam o uso cotidiano e refletem a sua apropriação por meninos e meninas, mediante relações de poder e transgressão.por
dc.description.abstractThis investigation is part of a research line called “Educational institution: organization and management”, which includes investigations about social, cultural and political aspects envolved in operation and organization of educational institutions. The methodology of this research was qualitative, and featured as case study. The target of this research was school architecture and its relations with genre, focusing in João Francisco de Godoy School, known as “Navio”, in Presidente Prudente, in the years 1950’s, 1960’s and 1970’s. This period includes architecture transitions characterized by a construction of a new building and implementation of mixed classrooms in the school, as well as the preconization of the co-education ideas in the State of São Paulo, in opposed to imposition of authoritarianism and control that came with militar dictatorship. The main assumption is based in conception of architecture stiles anf shapes of scholl buildings that have had relation to social, cultural and linguistic constraints, and that have been constituted and constituent of experienced daily power relations. Thus, the objective was the investigation of how the school space and organization have been changed, and have been articulated in social and cultural bonds of power as a whole and particularly gender relations. The data were produced by empirical research to the collection of information from the school and governmental institutions, as well as reflective testimonials and interviews applied to former students. Analyzes were developed through Minayo’s data triangulation procedures, and supported by Certeau’s, Escolano’s and Viñao Frago’s theories. The bibliographic research adhered to the studiy of social, cultural and educational policy contexts, over that time period. Moreover, it also turned to issues of gender, power and school architecture. Between the main results, it is possible to point the understanding that a school building retains intangibles elements. Using thematic categories for analysis (classroom, patio and stairs), we reached the main results of which, allowing for its establishment as a place of learning, as government directions and pedagogical practices, which spaces represent everyday use, and reflect the ownership of the building by students boys and girls, by relations of power and transgression.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jakeline Ortega (jakortega@unoeste.br) on 2016-09-09T20:17:38Z No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL APROVADA 22-06-16.pdf: 2389998 bytes, checksum: ff06dcd643742e24a8c016b9fa748f47 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-09T20:17:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VERSÃO FINAL APROVADA 22-06-16.pdf: 2389998 bytes, checksum: ff06dcd643742e24a8c016b9fa748f47 (MD5) Previous issue date: 2016-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/2115/VERS%c3%83O%20FINAL%20APROVADA%2022-06-16.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentMestrado em Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola - Arquiteturapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectArquitetura – históriapor
dc.subjectHistória da Arquitetura Escolarpor
dc.subjectEducação mistapor
dc.subjectHistory in School Architectureeng
dc.subjectCoeducationeng
dc.subjectGender Relations in the school Navioeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleArquitetura e gênero nas transições do espaço escolar: estudo de caso da Escola Navio (1950–1970)por
dc.title.alternativeArchitecture and gender transitions in the school space: Ship School case study (1950-1970)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL APROVADA 22-06-16.pdfDocumento principal2,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.