Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/984
Tipo do documento: Dissertação
Título: O perfil do professor como responsável pelo “Programa Sala de Leitura” em escolas públicas de uma cidade do Oeste Paulista: formação docente e práticas de mediação
Título(s) alternativo(s): The profile of the teacher as responsible for the “Reading Room Program” in public schools in a city in western Sao Paulo: docent formation and mediating practices
Autor: Ferreira, Homéro 
Primeiro orientador: Perez , Maria de Lourdes Zizi Trevizan
Primeiro membro da banca: Quadros, Marta Campos de
Segundo membro da banca: Francisco, Marcos Vinicius
Resumo: O presente estudo, vinculado à linha de pesquisa “Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente”, do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) em Presidente Prudente-SP, teve o objetivo de identificar e discutir o perfil do docente responsável pelo “Programa Sala de Leitura”, sua formação inicial e continuada e suas práticas de mediação no processo de construção do pensamento crítico-reflexivo dos alunos/leitores da educação básica. A abordagem foi qualitativa, configurada em um estudo de caso. Foi utilizado um referencial epistemológico sobre a natureza sociossemiótica da linguagem, as concepções socioculturais da leitura e do texto e da formação docente. Os procedimentos empregados na coleta dos dados foram a análise documental e entrevistas semiestruturadas com três docentes responsáveis pelo referido Programa, atuantes em escolas de Ensino Integral de um município do interior paulista. Dentre os resultados obtidos, destacam-se fragilidades nas condições ofertadas pelo Estado que chegam a comprometer o desempenho das atribuições dadas ao “professor responsável” pelo Programa. No entanto, do ponto de vista avaliativo das três professoras participantes da pesquisa, emergiu um discurso de encantamento na participação desse Programa e de reconhecimento de que a formação continuada vem lhes permitindo “bons resultados” nas práticas de trabalho de leitura. Esse discurso constitui, também, objeto de reflexão crítica nesta dissertação.
Abstract: The hereby study, affiliated to the research line “Forming and Pedagogical Formation of the Professional Docent”, under the Masters in Education of the University of Western Sao Paulo (Unoeste) in Presidente Prudente-SP, had as goal ains to identify and discuss the profile of the docent responsible for the “Reading Room Program”, its initial and continuing formation and its intervention practices in the process of building the critical-reflexive thinking of the elementary education students/readers. The qualitative research was set under a study case. It was used an epistemological reference about the social-semiotics nature of the language, the text and reading socio-cultural conceptions, and the docent formation. The procedures applied in the data collection were the documental analysis and interviews semi-structured with three docents responsible for the referred Program, who are active in schools of full-time Education in a county in the country side of Sao Paulo. Among the results obtained, it’s highlighted the fragilities in the conditions offered by the State, which get to the point of compromising the performance of the attributions given to the teacher responsible for the Program. However, from the evaluative point of view of the three docents participating in the research, a fascination discourse emerged from the participation in the Program, and of understanding that the continuing formation has made “good results” possible in the practice of reading works. This discourse also constitutes an object of critical reflection in this thesis.
Palavras-chave: Programa Sala de Leitura
Formação Docente
Práticas de Mediação
Formação leitora
Reading room Program
Docent Formation
Mediating Practices
Reaedrs Formation.
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Mestrado em Educação
Programa: Mestrado em Educação
Citação: FERREIRA, Homéro. O perfil do professor como responsável pelo “Programa Sala de Leitura” em escolas públicas de uma cidade do Oeste Paulista: formação docente e práticas de mediação. 2016. 158 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/984
Data de defesa: 30-Abr-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mestrado Homéro finalizado. 5 maio 2016.pdfDocumento principal915,81 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.