Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/484
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ASSOCIATIVISMO COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR: AS ASSOCIAÇÕES DOS PROPRIETÁRIOS RURAIS DO MUNICÍPIO DE RANCHARIA SP
Título(s) alternativo(s): THE ASSOCIATIONS AS A STRATEGY FOR MANAGEMENT OF FAMILY FARM: ASSOCIATIONS OF FAMILY FARM OF RANCHARIA SP
Autor: Santos, Eliane Silva dos 
Primeiro orientador: Felício, Munir Jorge
Primeiro membro da banca: Takenaka, Edilene Mayumi Murashita
Segundo membro da banca: Vinha, Janaina Francisca de Souza Campos
Resumo: Esta pesquisa procura compreender as estratégias de organização coletiva da agricultura familiar em associações conhecendo os processos existentes, identificando os pontos fortes e fracos desse sistema e analisando sua representatividade na economia do município. Levantamento das dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores rurais para gerenciar suas propriedades rurais e para a sobrevivência do empreendimento, organizando associações para alavancar o desenvolvimento sustentável do município. Muitos negócios são realizados em parcerias, a busca por produtos e serviços geralmente são realizados em conjuntos pelas associações. Existem programas governamentais direcionados para a agricultura familiar como o PRONAF ( Programa Nacional de Fortalecimento Familiar) que é a principal política pública do Governo Federal para apoiar os agricultores familiares. O interesse pelo estudo das associações como estratégia de gestão da agricultura familiar justifica-se pelo fato do segmento ter um papel econômico social possuindo a condição de mantenedor de parte da segurança alimentar do Brasil por fornecer produtos comercializados em sua maioria no mercado interno e como fornecedor de matéria prima para as agroindústrias. A pesquisa baseou-se em pesquisas bibliográficas e documentais existentes referente às associações de produtores rurais e políticas públicas direcionadas a agricultura familiar. A análise fundamentada na investigação das práticas associativas de dois grupos sociais: os pequenos produtores rurais que tiveram acesso a terra pela compra ou pela herança e os produtores rurais assentados em projetos de reforma agrária. Pesquisa aplicada e de levantamento caracterizada pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento desejou conhecer, procedeu-se uma análise quantitativa (estatística) e obteve conclusões qualitativas. Os resultados deste estudo contextualiza a dinâmica das associações de produtores rurais do município de Rancharia, evidencia as políticas públicas direcionadas ao setor e seus desdobramentos. Analisa as práticas associativas como estratégia de sobrevivência dos associados e o fortalecimento do setor na economia local e envolvimento do segmento em articulações políticas e econômicas de desenvolvimento.
Palavras-chave: Associativismo
Políticas públicas
Agricultura familiar
Associations
Public policy
Family farm
Área(s) do CNPq: CNPQ::
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Ambientais
Programa: Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional
Citação: SANTOS, Eliane Silva dos. THE ASSOCIATIONS AS A STRATEGY FOR MANAGEMENT OF FAMILY FARM: ASSOCIATIONS OF FAMILY FARM OF RANCHARIA SP. 2013. 161 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/484
Data de defesa: 29-Nov-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Eliane Silva dos Santos.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.