???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/561
Tipo do documento: Dissertação
Título: Atributos do solo em função da distribuição das excretas bovinas em sistema silvipastoril
Título(s) alternativo(s): Attributes of the soil fertility due to the distribution of cattle excreta in silvopastoral system.
Autor: Silva, Jorge Maurino da
Primeiro orientador: Tiritan, Carlos Sérgio
Primeiro membro da banca: Moro, Edemar
Segundo membro da banca: Heinrichs, Reges
Resumo: O cultivo de espécies florestais arbóreas integradas à pastagens tem despertado cada vez mais o interesse dos produtores brasileiros. Com a adesão aos sistemas agroflorestais (SAF s), há uma racionalização do uso dos recursos naturais, buscando-se aumentar o equilíbrio ecológico, minimizando os impactos ambientais e reduzindo a degradação ambiental. O objetivo da pesquisa foi avaliar os atributos do solo em função da distribuição de bolos fecais bovinos. A pesquisa foi conduzida no município de Tapejara, Noroeste do Estado do Paraná, em áreas com pastagem arborizada (PA), com Grevillea robusta A., cultivadas em renques nivelados, outra áreas com pastagem a pleno sol (PS). O delineamento experimental foi constituído de dois tratamentos: a PA composta de 95 parcelas e a PS com 120 parcelas, em ambos os casos com 0,04 ha cada. Colocou-se 65 (UA) unidade animal alternadamente nos dois sistemas. Após a saída dos animais, contou-se os bolos fecais depositada em cada parcela, repetindo-se o procedimento a cada trinta dias, por seis vezes. Agrupou-se a deposição dos bolos fecais em cinco faixas de deposições 1: até 1,9; 2: 2,0-3,9; 3: 4,0-5,9; 4: 6,0-7,9; 5: igual e/ou superior a 8,0. Para os níveis de fertilidade e compactação do solo, observou-se o agrupamento de deposição de bolos fecais nas parcelas. A coleta das amostras de solo para análise química foi realizada em três profundidades: 0,0 2,5; 2,5 5,0 e 5,0 20 cm, em três repetições. Para os níveis de compactação do solo, em ambos sistemas ficou evidenciado que a concentração acima de 7,9 deposições de bolos fecais, há maior compactação nas camadas entre 15 a 35 cm de profundidade do solo. Para a fertilidade do solo, a pastagem sombreada propiciou maiores valores de pH, M.O. e teores de macronutrientes, principalmente nas camadas superficiais do solo. Para os teores de micronutrientes, a pastagem a pleno sol, foi superior a arborizada. Constatou-se que para o sistema arborizado a distribuição de bolos fecais foram concentrados, e para o sistema não arborizado, a distribuição foi uniforme.
Palavras-chave: Silvipastoril
Integração
Excretas
Penetrômetro
Keywords: Silvopastoral
Integration
Excretions
Penetrometer
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Agrárias
Programa: Mestrado em Agronomia
Citação: SILVA, Jorge Maurino da. Attributes of the soil fertility due to the distribution of cattle excreta in silvopastoral system.. 2012. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/561
Data de defesa: 28-Jun-2012
Appears in Collections:Mestrado em Agronomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JORGE_SILVA_DISSERTACAO__19_07_12[1].pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.