???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/753
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO |
Título(s) alternativo(s): | The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education |
Autor: | Faria, Emilianna Siqueira Henrique de |
Primeiro orientador: | Bertan, Levino |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Heliane Moura |
Segundo membro da banca: | Santos Filho, José Camilo dos |
Resumo: | RESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência. |
Palavras-chave: | Viktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendent Viktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência. Adult education Educadores de adultos Adult education educators |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | FARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753 |
Data de defesa: | 22-Mar-2006 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao.pdf | 343,01 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.