???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/753
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFaria, Emilianna Siqueira Henrique de-
dc.contributor.advisor1Bertan, Levino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee1Ferreira, Heliane Moura-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808416233017184por
dc.contributor.referee2Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:05Z-
dc.date.available2006-11-06-
dc.date.issued2006-03-22-
dc.identifier.citationFARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753-
dc.description.resumoRESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 351240 bytes, checksum: 9a133e09ba3c76f152c0dc95109002f0 (MD5) Previous issue date: 2006-03-22eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1628/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendenteng
dc.subjectViktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência.por
dc.subjectAdult educationeng
dc.subjectEducadores de adultospor
dc.subjectAdult education educatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleAS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃOpor
dc.title.alternativeThe contributions of Viktor Frankl thoughts to Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao.pdf343,01 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.