Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/753
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Faria, Emilianna Siqueira Henrique de | - |
dc.contributor.advisor1 | Bertan, Levino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2769738085234668 | por |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Heliane Moura | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6808416233017184 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos Filho, José Camilo dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0044767483762064 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:05Z | - |
dc.date.available | 2006-11-06 | - |
dc.date.issued | 2006-03-22 | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753 | - |
dc.description.resumo | RESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 351240 bytes, checksum: 9a133e09ba3c76f152c0dc95109002f0 (MD5) Previous issue date: 2006-03-22 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1628/Dissertacao.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Viktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendent | eng |
dc.subject | Viktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência. | por |
dc.subject | Adult education | eng |
dc.subject | Educadores de adultos | por |
dc.subject | Adult education educators | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | por |
dc.title | AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO | por |
dc.title.alternative | The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao.pdf | 343,01 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.