Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/753
Tipo do documento: Dissertação
Título: AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE VIKTOR FRANKL PARA A EDUCAÇÃO
Título(s) alternativo(s): The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education
Autor: Faria, Emilianna Siqueira Henrique de
Primeiro orientador: Bertan, Levino
Primeiro membro da banca: Ferreira, Heliane Moura
Segundo membro da banca: Santos Filho, José Camilo dos
Resumo: RESUMO A formação humana do aluno é um tema importante dentro de nossas preocupações atuais enquanto educadores. Ironicamente, a violência individual e sua manifestação grupal, a guerra, vêm sendo praticadas por pessoas que tiveram acesso à educação formal, revelando que a formação intelectual em si mesma não tem garantido um comprometimento com as questões sublimes e éticas do processo civilizatório. Com isso, torna-se necessária um posicionamento do educador, em relação aos aspectos filosóficos e pedagógicos, para promover uma interferência concreta na formação dos educandos. Este trabalho tem o intuito de propor uma reflexão sobre estes aspectos filosóficos e pedagógicos na obra de Viktor Emil Frankl, através de um estudo de suas principais obras. O autor Viktor E. Frankl vive durante a Segunda Guerra Mundial, passando por campos de concentração e, frente esta realidade desumanizadora, produz uma teoria chamada logoterapia. Inicialmente, a logoterapia esteve voltada à psicoterapia através do sentido da vida, porém seus postulados tomaram proporções maiores sendo utilizados em outros campos de conhecimento, como por exemplo a Educação. Cabe ressaltar que foram encontradas poucas obras que relacionam diretamente os pensamentos de Frankl à Educação, e isto se constituiu um dos desencadeadores da realização deste trabalho. Frankl escreveu mais de trinta e dois livros, sendo possível extrair de suas obras fundamentos educacionais que têm como suportes filosóficos a fenomenologia, o existencialismo e o humanismo existencial. Segundo o autor, a existência humana vacila, desmorona, se não for vivida no cotidiano com sentido e com qualidade de auto-transcendência.
Palavras-chave: Viktor Frankl, education, meaning of life and self-transcendent
Viktor Frankl, educação, sentido da vida e auto-transcendência.
Adult education
Educadores de adultos
Adult education educators
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: FARIA, Emilianna Siqueira Henrique de. The contributions of Viktor Frankl thoughts to Education. 2006. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Londrina, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/753
Data de defesa: 22-Mar-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf343,01 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.