Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKlososki, Maria Dêis Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4141064353304226por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee1Lima, Raymundo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1876391802040090por
dc.contributor.referee2Bertan, Levino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:05Z-
dc.date.available2009-02-19-
dc.date.issued2007-12-05-
dc.identifier.citationKLOSOSKI, Maria Dêis Ferreira. Influences of study groups in the organization and functioning of school institutions. 2007. 118 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2007.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/756-
dc.description.resumoBuscamos, através deste estudo, debater a importância da formação continuada como instrumento para a superação de dificuldades do cotidiano escolar, bem como aquelas relativas às defasagens obtidas na formação inicial ou oriunda das novas exigências da atual sociedade. Nossa investigação orientou-se pela pesquisa bibliográfica e pela análise das considerações dos participantes (por amostragem) do Grupo de Estudos: Re-significando o Trabalho Pedagógico na Escola , que estuda coletivamente desde 2003, sob a coordenação desta pesquisadora. Aplicamos dois questionários: o primeiro para explicitar o perfil dos participantes; o segundo com questões abertas sobre a própria dinâmica do Grupo de Estudos e temas constantemente trabalhados. As reflexões aqui realizadas, portanto, estruturam-se na fundamentação teórica e na atenção à prática experenciada pela pesquisadora e profissionais entrevistados, além da necessidade de debater a questão: os profissionais da educação que participam de Grupos de Estudos, apresentam um trabalho diferenciado a ponto de intervir na organização e funcionamento da escola? O conjunto destas reflexões conduziu à pertinência do estudo e à sua abrangência, quando impõe, como condição para re-significação da prática educacional, um investimento triplo: pessoal, porque é preciso haver uma consciência sobre o que compete a cada um dentro deste complexo contexto; coletivo, pois profissionais comprometidos quando se unem são capazes de superar problemas de toda ordem e, estrutural, quando chama à responsabilidade, os órgãos mantenedores dos sistemas educacionais.por
dc.description.abstractIt was searched, by means of this study, to inquire and to argue on the significance of the continued formation as a tool for overcoming the difficulties caused by the school routine as well as by imbalance in the initial formation and the requirements of contemporary society. The inquiry was oriented by bibliographical research and analysis of the testimonies of Re-Signifying the School Pedagogical Work Group of Studies, which has been active since 2003 under the supervision of this researcher. Two questionnaires were applied: the first one, consisting of closed questions, aimed to elucidate the profile of the participants; the second, with open questions, intended to present the dynamics of the Group of Studies, and the most explored themes. The following reflections, therefore, are structured in the theoretical support, as well as in the practical experience of the researcher, and of the interviewed professionals, from a fundamental question: does the participation in Groups of Studies promote a differentiated practice to the education professionals to the point of intervening in the organization and functioning of the school? Such reflections led to the following conclusion: a triple investment is needed for an educational practice improvement and re-significance: personal, since it is necessary to be aware of what concerns each one in this complex context; collective, because on gathering committed professionals, they are capable of overcoming all sorts of problems, and structural, when educational supporters are called to their responsibility.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Maria Deis.pdf: 429421 bytes, checksum: d559e6ec0f6dd106bc1e357711146415 (MD5) Previous issue date: 2007-12-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1674/Dissertacao%20Maria%20Deis.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGrupos de estudospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectContinued formationeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subjectGroups of studieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs influências dos grupos de estudos na organização e funcionamento da instituição escolarpor
dc.title.alternativeInfluences of study groups in the organization and functioning of school institutionseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Maria Deis.pdf419,36 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.