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Tipo do documento: Dissertação
Título: Teoria, prática e o método utilizado: o desafio da alfabetização; Educação
Título(s) alternativo(s): Theory, practical and the used method: the challenge of the alphabetization
Autor: Bertan, Andréa Henrique Franco 
Primeiro orientador: Moretti, Lucia Helena Tiosso
Primeiro membro da banca: Adamuz, Regina Celia
Segundo membro da banca: Schmidt, Ivone Tambelli
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a alfabetização juntamente com os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de duas escolas de uma cidade da região norte do Paraná. Preocupou-se em investigar os problemas que envolvem a alfabetização: suas teorias, metodologias e aplicabilidade do PPP. A metodologia empregada no desenvolvimento deste trabalho foi através do estudo das teorias de ensino, a observação participante em sala de aula, entrevistas com professores e análise dos resultados. A pesquisa envolveu duas instituições, uma pública e outra particular, de forma a se fazer um comparativo entre as metodologias e teorias aplicadas na prática da alfabetização e a análise do PPP de cada escola. Houve um primeiro contato com a direção das escolas para a apresentação da pesquisa e para solicitar a autorização para o seu desenvolvimento. Foram convidadas também algumas professoras para participar da pesquisa, que se dispuseram para a realização das entrevistas e permitiram a observação em sala de aula. A amostra foi composta por quatro professoras da escola municipal e uma professora da escola particular, todas atuando na 1ª série do ensino fundamental. Para a realização da pesquisa, as entrevistas foram feitas de maneira individual com questões abertas para que as professoras falassem à vontade, sem interrupções por parte do entrevistador. As observações em sala de aula foram feitas duas vezes por semana, onde as metodologias aplicadas nas aulas e as relações com o PPP das escolas foram observadas. As observações registradas revelaram as coerências e incoerências da prática de ensino da alfabetização, o quanto estas práticas estão ou não alinhadas à proposta pedagógica do PPP de cada escola.
Abstract: The objective of this paper was to analyze the literacy along the Pedagogical Political Projects (PPP) of two schools of a city of north Parana State. The focus was on investigating the problems that involve the literacy process: theories, methodologies and the applications of the PPP. The methodology used to develop this study was through field research. It involved a public and a private school, so that could be compared the methodologies and the theories applied in the literacy practice and the analysis of PPP from each school. This research had been introduced and authorized by the school board of both schools. Some teachers were invited to participate in the project, they were interviewed and had their class observed. The sample was compounded by four teachers from the public school and one from the private one, all of them teaching in the first grade of Fundamental level. The interviews were individual with open questions, so the teachers could feel free to answer without any interruptions by the interviewer. The observations were made twice a week through the analysis of the methodologies used in class and the relation with the PPP of each school. They revealed the coherences and incoherences of the work in literacy teaching, and how much these practices are or not lined with the pedagogical propose of the PPP from each school.
Palavras-chave: Alfabetização
Metodos de ensino
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BERTAN, Andréa Henrique Franco. Theory, practical and the used method: the challenge of the alphabetization. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prunte, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/757
Data de defesa: 15-Mar-2006
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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