Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertan, Andréa Henrique Franco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229800082899658por
dc.contributor.advisor1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee1Adamuz, Regina Celia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341039396503371por
dc.contributor.referee2Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:05Z-
dc.date.available2008-07-01-
dc.date.issued2006-03-15-
dc.identifier.citationBERTAN, Andréa Henrique Franco. Theory, practical and the used method: the challenge of the alphabetization. 2006. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prunte, 2006.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/757-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a alfabetização juntamente com os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de duas escolas de uma cidade da região norte do Paraná. Preocupou-se em investigar os problemas que envolvem a alfabetização: suas teorias, metodologias e aplicabilidade do PPP. A metodologia empregada no desenvolvimento deste trabalho foi através do estudo das teorias de ensino, a observação participante em sala de aula, entrevistas com professores e análise dos resultados. A pesquisa envolveu duas instituições, uma pública e outra particular, de forma a se fazer um comparativo entre as metodologias e teorias aplicadas na prática da alfabetização e a análise do PPP de cada escola. Houve um primeiro contato com a direção das escolas para a apresentação da pesquisa e para solicitar a autorização para o seu desenvolvimento. Foram convidadas também algumas professoras para participar da pesquisa, que se dispuseram para a realização das entrevistas e permitiram a observação em sala de aula. A amostra foi composta por quatro professoras da escola municipal e uma professora da escola particular, todas atuando na 1ª série do ensino fundamental. Para a realização da pesquisa, as entrevistas foram feitas de maneira individual com questões abertas para que as professoras falassem à vontade, sem interrupções por parte do entrevistador. As observações em sala de aula foram feitas duas vezes por semana, onde as metodologias aplicadas nas aulas e as relações com o PPP das escolas foram observadas. As observações registradas revelaram as coerências e incoerências da prática de ensino da alfabetização, o quanto estas práticas estão ou não alinhadas à proposta pedagógica do PPP de cada escola.por
dc.description.abstractThe objective of this paper was to analyze the literacy along the Pedagogical Political Projects (PPP) of two schools of a city of north Parana State. The focus was on investigating the problems that involve the literacy process: theories, methodologies and the applications of the PPP. The methodology used to develop this study was through field research. It involved a public and a private school, so that could be compared the methodologies and the theories applied in the literacy practice and the analysis of PPP from each school. This research had been introduced and authorized by the school board of both schools. Some teachers were invited to participate in the project, they were interviewed and had their class observed. The sample was compounded by four teachers from the public school and one from the private one, all of them teaching in the first grade of Fundamental level. The interviews were individual with open questions, so the teachers could feel free to answer without any interruptions by the interviewer. The observations were made twice a week through the analysis of the methodologies used in class and the relation with the PPP of each school. They revealed the coherences and incoherences of the work in literacy teaching, and how much these practices are or not lined with the pedagogical propose of the PPP from each school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bertan - Mestrado Educacao.pdf: 1540739 bytes, checksum: a6cf1c443a5c10446aa441eb7b80742a (MD5) Previous issue date: 2006-03-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1624/Bertan%20-%20Mestrado%20Educacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectMetodos de ensinopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTeoria, prática e o método utilizado: o desafio da alfabetização; Educaçãopor
dc.title.alternativeTheory, practical and the used method: the challenge of the alphabetizationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bertan - Mestrado Educacao.pdf1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.