Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Antonio Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0493290702298508por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Marin, Fatima Aparecida Dias Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093765979850981por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:06Z-
dc.date.available2009-02-19-
dc.date.issued2008-06-12-
dc.identifier.citationFERNANDES, Antonio Carlos. The teaching of geography in the course of pedagogy. 2008. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/759-
dc.description.resumoA formação e atuação do professor, nas séries iniciais do ensino fundamental tem sido amplamente analisada e discutida, principalmente no que diz respeito às diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar e compreender como vem sendo desenvolvido esse processo de formação para a disciplina de Geografia, no curso de Pedagogia. A pesquisa, numa abordagem qualitativa, configurou-se como um estudo de caso um curso de Pedagogia de uma instituição privada de ensino em que se buscou realizar análise documental (o plano de ensino), entrevistas semi-estruturadas (professor e alunos) e observações do processo pedagógico. De posse do material, procedeu-se à análise dos mesmos, definindo-se categorias que emergiram do próprio material. Os resultados revelaram que o ensino da disciplina, que nesta instituição recebe o nome de Metodologia do Ensino de Geografia, ainda é baseada em um ensino tradicional. Com horas insuficientes, as alunas permanecem distanciadas das discussões teóricas e das propostas mais recentes do ensino de Geografia. A reflexão, a crítica, do ponto de vista metodológico, são pouco exploradas, ou melhor, pouco desenvolvidas. Além disto, percebemos que não houve uma aprendizagem significativa sobre os conceitos da ciência geográfica, ainda muito centrada na Geografia Tradicional, sem uma relação entre teoria e prática e sem estar pautada na crítica, na relação ativa com os acontecimentos sociais e na reflexão.por
dc.description.abstractThe training and performance of the teacher in the initial series of basic education has been widely reviewed and discussed, especially with regard to deferents areas of knowledge. Accordingly, the objective of the survey was to analyze and understand how this process has been developed training in the discipline of geography, in the course of teaching. The research, a qualitative approach, set up as a case study - a way of teaching a private institution of learning - in which he sought perform analysis document (the plan of education), semi-structured interviews (teacher and students) and observations of the educational process. Once in possession of material, an analysis was made of them, setting up categories that emerged from the material. The results showed that the teaching of discipline, which this institution was termed Methodology for Teaching of Geography, is still based on a traditional education. With insufficient hours, the students remain far away from theoretical discussions and proposals of the latest teaching of geography. The discussion, criticism, the methodological point of view, are little used, or rather poorly developed. Furthermore, we noticed that there was a significant learning about the concepts of geographic science, geography still very focused on Traditional, without a relationship between theory and practice and without being guided in critical, in active relationship with the social events and reflection.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Antonio Carlos.pdf: 571810 bytes, checksum: c3d8d4d0b9c58f3ee59b7f9208067361 (MD5) Previous issue date: 2008-06-12eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1691/Dissertacao%20Antonio%20Carlos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectCursos de Pedagogiapor
dc.subjectTeach of the Geographyeng
dc.subjectTraining of teacherseng
dc.subjectCourses in pedagogyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Ensino de Geografia no Curso de Pedagogiapor
dc.title.alternativeThe teaching of geography in the course of pedagogyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Antonio Carlos.pdf558,41 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.