Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/763
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJardim, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000110362355996por
dc.contributor.advisor1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee1Bertan, Levino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee2Adamuz, Regina Celia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3341039396503371por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:06Z-
dc.date.available2006-04-12-
dc.date.issued2006-03-15-
dc.identifier.citationJARDIM, Ana Paula. Relationship between family and school: proposal of action in the learning teaching process. 2006. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Bandeirantes, 2006.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/763-
dc.description.resumoO presente estudo, norteado pela pesquisa de Estudo de Caso e assentados nos postulados da Psicanálise teve por objetivos estudar a formação de um vínculo entre família e escola, analisar a importância da família na aprendizagem da criança e realizar propostas de ação à escola e à família. Compuseram a amostra, os pais de 10 escolares, de ambos os sexos, situados na faixa etária de seis anos, e a professora da primeira etapa do Ensino Fundamental da Rede Pública de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública de ensino de uma cidade situada ao norte paranaense durante o período de abril a outubro de 2004. Os procedimentos de coleta e análise dos dados do estudo obedeceu às seguintes fases: entrevista com a direção da escola para a solicitação de autorização do desenvolvimento do trabalho; elaboração do Termo de livre consentimento para os pais e professora para o desenvolvimento da pesquisa; elaboração e aplicação de um questionário para os pais e para a professora, contendo questões objetivas sobre o funcionamento familiar, bem como sobre adaptação da criança à vida escolar; análise quantitativa e qualitativa dos dados coletados através dos questionários; realização de entrevistas devolutivas aos pais e professores; organização de propostas de ação à família e à escola. Os resultados mostraram que o relacionamento familiar foi considerado bom em sua maioria; que os pais encontram-se interessados em acompanhar a educação escolar dos filhos, embora alguns tenham uma certa dificuldade em faze-lo; a percepção da professora é compatível com a dos pais no que se refere ao comportamento dos filhos, tais como: imaturos, desatentos, sem limites, etc.. Os pais têm interesse em participar das atividades propostas pela escola. Concluímos que existe a necessidade de formação de vínculos entre as duas instituições, para que ambas possam atender às necessidades das crianças nesta fase do desenvolvimento escolar.por
dc.description.abstractThis present study, followed by the Case Studies research, based on the psychoanalys postulated had as goals: studying the creation of relationship between families and school, analyze the family importance in the learning process of the child and hold offers of action to school and to the family. The parents of ten students, both sexes, at the age of about six years old and the first grade elementary school teacher made up the sample. The research was held in a public teaching school in a city situated in the north of Paraná during the period of April to October of 2004. The collection procedure and the study information analysis obeyed the following steps: interview with the school staff to ask for permission to develop the work; creation of a letter parents and teacher agreement to develop the research; creation and application of a questionnaire to the parents and the teacher, with objective questions about the familiar operation, as well as the child adjustment to school life; quantitative and qualitative analysis of the information collected through the questionnaires; doing returning interviews with parents and teachers; organization of offers of action to family and to school. The results showed that the familiar relationship was considered good in it s majority; parents are interested in following their children school education, although some of them have some difficulties in doing it; the teacher s perception is compatible with the parents when it refers to the children behavior, as being: immature, inattentive, without limits, etc Parents have interest in taking part in the offered activities to school. We conclude that there is the need of partnership between the two institutions, so both may attend the need of the children in this phase of school development.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_EDUCACAO_Ana Paula Jardim_ texto.pdf: 559679 bytes, checksum: 1cdad27fe9772a0909b4bcd875ed747c (MD5) Previous issue date: 2006-03-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1647/DISSERTACAO_EDUCACAO_Ana%20Paula%20Jardim_%20texto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectRelação família e escolapor
dc.subjectComportamento da criançapor
dc.subjectLearning teaching processeng
dc.subjectfamily school relationshipeng
dc.subjectchildish behavioreng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleRelação entre família e escola: proposta de ação no processo ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeRelationship between family and school: proposal of action in the learning teaching processeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_EDUCACAO_Ana Paula Jardim_ texto.pdf546,56 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.