Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/765
Tipo do documento: Dissertação
Título: A comunicação educacional e a internet
Título(s) alternativo(s): Educational Comunication and the Internet
Autor: Lima, Paulo Roberto Camargo de 
Primeiro orientador: Ruiz, Adriano Rodrigues
Primeiro membro da banca: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Segundo membro da banca: Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya
Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação a utilização da internet como instrumental de estudo por parte de alunos do ensino superior. Para a fundamentação teórica recorreu-se ao pensamento de Paulo Freire a respeito do caráter dialógico da educação e a autores que, com esse mesmo olhar, estudam implicações educativas da internet para a construção de culturas de aprendizagem colaborativas e igualitárias, entre eles José Manuel Moran. Quanto à metodologia, foi de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, no ano de 2007, com os alunos do 4° módulo do curso de Tecnologia em Marketing, de uma IES privada do norte do Paraná. A análise tomou como foco a verbalização dos alunos referente: ao acesso a computadores; às formas de utilização da Internet e seu uso para procedimentos acadêmicos; os sites explorados para pesquisas escolares; o interesse individual em pesquisar pela Internet e os assuntos os alunos já haviam pesquisado na rede. Como resultados, verificou-se que os alunos dispensam maior atenção aos sites de relacionamento Orkut e MSN. No contexto de ensino-estudo-aprendizagem, o uso da Internet se limita a busca de conteúdos para trabalhos propostos por professores e aparece como substituta da clássica enciclopédia. Em decorrência desta analise, é importante ressaltar que tanto o aluno quanto o professor ainda se ressentem de uma melhor compreensão das potencialidades da Internet como ferramenta de colaboração cognitiva.
Abstract: The objective of the present research was to investigate the use of the internet as a research tool by college students. For fundamental theory, we turned to the ideas of Paulo Freire concerning the dialogical character of education and authors like José Manuel Moran that have the same outlook that study the educational implications of the internet for the construction of collaborative and egalitarian learning cultures. As for methodology, it was of qualitative nature and had the data collection done by means of semi-structured interviews done in 2007 with the students studying the 4th module of the course of Technology in Marketing at a Higher Learning Institution in the north of Parana. The analysis had as focus the verbalization from the students regarding the following: access to computers, the ways of using the Internet and its use for academic procedures, and operating sites for school research, the individual interest in researching the Internet and the issues the students had researched on the net. As a result, it was found that students provide more attention to the networking of sites Orkut and MSN. Under the context of teaching-learning-study, the use of the internet limits the research of content of work proposed by professors, it appears as a replacement of traditional encyclopedia. From this analysis it is important to point out that both professors and students still suffer in need of a better understanding of the potential of the internet as a tool for collaborative learning.
Palavras-chave: Educação Superior -- Comunicação
Educação Superior -- Internet
Higher Education -- Communication
Higher Education -- Internet
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: LIMA, Paulo Roberto Camargo de. Educational Comunication and the Internet. 2008. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/765
Data de defesa: 26-Set-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao Paulo Roberto.pdf300,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.