Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Paulo Roberto Camargo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7954192081877853por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee2Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:06Z-
dc.date.available2009-05-07-
dc.date.issued2008-09-26-
dc.identifier.citationLIMA, Paulo Roberto Camargo de. Educational Comunication and the Internet. 2008. 78 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/765-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objeto de investigação a utilização da internet como instrumental de estudo por parte de alunos do ensino superior. Para a fundamentação teórica recorreu-se ao pensamento de Paulo Freire a respeito do caráter dialógico da educação e a autores que, com esse mesmo olhar, estudam implicações educativas da internet para a construção de culturas de aprendizagem colaborativas e igualitárias, entre eles José Manuel Moran. Quanto à metodologia, foi de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, no ano de 2007, com os alunos do 4° módulo do curso de Tecnologia em Marketing, de uma IES privada do norte do Paraná. A análise tomou como foco a verbalização dos alunos referente: ao acesso a computadores; às formas de utilização da Internet e seu uso para procedimentos acadêmicos; os sites explorados para pesquisas escolares; o interesse individual em pesquisar pela Internet e os assuntos os alunos já haviam pesquisado na rede. Como resultados, verificou-se que os alunos dispensam maior atenção aos sites de relacionamento Orkut e MSN. No contexto de ensino-estudo-aprendizagem, o uso da Internet se limita a busca de conteúdos para trabalhos propostos por professores e aparece como substituta da clássica enciclopédia. Em decorrência desta analise, é importante ressaltar que tanto o aluno quanto o professor ainda se ressentem de uma melhor compreensão das potencialidades da Internet como ferramenta de colaboração cognitiva.por
dc.description.abstractThe objective of the present research was to investigate the use of the internet as a research tool by college students. For fundamental theory, we turned to the ideas of Paulo Freire concerning the dialogical character of education and authors like José Manuel Moran that have the same outlook that study the educational implications of the internet for the construction of collaborative and egalitarian learning cultures. As for methodology, it was of qualitative nature and had the data collection done by means of semi-structured interviews done in 2007 with the students studying the 4th module of the course of Technology in Marketing at a Higher Learning Institution in the north of Parana. The analysis had as focus the verbalization from the students regarding the following: access to computers, the ways of using the Internet and its use for academic procedures, and operating sites for school research, the individual interest in researching the Internet and the issues the students had researched on the net. As a result, it was found that students provide more attention to the networking of sites Orkut and MSN. Under the context of teaching-learning-study, the use of the internet limits the research of content of work proposed by professors, it appears as a replacement of traditional encyclopedia. From this analysis it is important to point out that both professors and students still suffer in need of a better understanding of the potential of the internet as a tool for collaborative learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Paulo Roberto.pdf: 307256 bytes, checksum: 72e960631e150ca562a0b12b15164a98 (MD5) Previous issue date: 2008-09-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1622/dissertacao%20Paulo%20Roberto.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superior -- Comunicaçãopor
dc.subjectEducação Superior -- Internetpor
dc.subjectHigher Education -- Communicationeng
dc.subjectHigher Education -- Interneteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA comunicação educacional e a internetpor
dc.title.alternativeEducational Comunication and the Interneteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao Paulo Roberto.pdf300,05 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.