Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntunes, Alan Rodrigo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2241458866527565por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Ferraz, Marcelo Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8791635067831079por
dc.contributor.referee2Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:07Z-
dc.date.available2009-07-08-
dc.date.issued2009-06-25-
dc.identifier.citationANTUNES, Alan Rodrigo. Practical pedagogical of the professor of Physical Education and the significant learning. 2009. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/766-
dc.description.resumoDurante a prática pedagógica verificou-se que a aprendizagem de muitos conteúdos apresentava resultados pouco satisfatórios, isto é, na avaliação, os alunos memorizavam o conteúdo ou reproduziam de forma mecânica os movimentos. Assim, surgiu a necessidade de aprofundar essa discussão por meio da articulação, nas aulas de Educação Física, do conteúdo, da metodologia e da avaliação a um modelo de aprendizagem que contribua para uma efetiva prática pedagógica, na qual o professor possa concentrar seus esforços nos elementos indispensáveis a uma boa aprendizagem. Nesta perspectiva, o modelo da Aprendizagem Significativa de Ausubel, baseado na psicologia, foi usado como fundamento teórico. Porém, esse modelo de aprendizagem deveria vincular-se às propostas da Educação Física, isto é, interagir com as produções da área, e, assim, manifestar as possibilidades de uma aprendizagem significativa na prática pedagógica. Nesse sentido, foi necessário analisar que processo de ensino-aprendizagem os professores de Educação Física estão proporcionando. Para isso, foi considerado como os professores trabalhavam com os conhecimentos prévios dos alunos, com o material de aprendizagem e a disposição para aprender, isto é, como estava acontecendo a apropriação do conhecimento nas aulas de Educação Física. O objetivo geral da pesquisa centrou-se em analisar a prática pedagógica de docentes de Educação Física que atuam com alunos do Ensino Médio, procurando compreender se essa ação favorece a aprendizagem significativa. Definiu-se como objetivo específico a identificação dos elementos presentes nas intencionalidades dos docentes e na sua prática pedagógica cotidiana que propiciam a aprendizagem significativa. Este trabalho caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa dois docentes da rede pública do Estado de São Paulo, denominados docente A e docente B, que ministram aulas na primeira e segunda série do Ensino Médio, respectivamente; bem como os alunos dessas séries, num total de 20 alunos, correspondendo à metade do total de alunos de cada série. Para a coleta de dados optou-se pela entrevista com os docentes e com os alunos por meio de roteiros semiestruturados, observações de aulas e análise documental (proposta pedagógica utilizada pelos professores). De posse dos dados, procedeu-se às análises. Com base no referencial teórico da pesquisa e na leitura dos dados coletados emergiram categorias que permitiram analisar o processo de ensino-aprendizagem da Educação Física e as possibilidades de desencadear a aprendizagem significativa, o que revelou a necessidade de mudanças e aprimoramento das práticas pedagógicas dos docentes. Por fim, espera-se que esta pesquisa contribua para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem e favoreça a prática pedagógica do professor de Educação Física na busca de uma aprendizagem significativa.por
dc.description.abstractDuring practical the pedagogical one he verified himself that the learning of many contents presented little resulted satisfactory, that is, in the evaluation, the pupils memorized the content or reproduced of form mechanics the movements. Thus, the necessity appeared to deepen this quarrel by means of the joint, in the lessons of Physical Education, of the content, the methodology and the evaluation to a model of learning that contributes for a pedagogical practical effective, in which the professor can concentrate its efforts in the indispensable elements to a good learning. In this perspective, the model of the Significant Learning of Ausubel, based on psychology, was used as theoretical bedding. However, this model of learning would have to associate the proposals to it of the Physical Education, that is, to interact with the productions of the area, and, thus, to reveal the possibilities of a practical significant learning in the pedagogical one. In this direction, it was necessary to analyze that teach-learning process the professors of Physical Education are providing. For this, it was considered as the professors worked with the previous knowledge of the pupils, with the material of learning and the disposal to learn, that is, as the appropriation of the knowledge in the lessons of Physical Education was happening. The general objective of the research was centered in analyzing practical the pedagogical one of professors of Physical Education who acts with pupils of Average Education, looking for to understand if this action favors the learning significant. The identification of the elements was defined as objective specific - gifts in the scienters of the professors and daily pedagogical practical its - that they propitiate the significant learning. This work was characterized as a qualitative research, with delineation of case study. Two professors of the public net of the State of São Paulo had been citizens of the research, called professor and the teaching B, that lessons in first and the second series of Average Education give, respectively; as well as the pupils of these series, in a total of 20 pupils, corresponding to the half of the total of pupils of each series. For the collection of data he opted himself to the interview with the professors and the pupils by means of semistructuralized scripts, comments of lessons and documentary analysis (proposal pedagogical used by the professors). From ownership of the data, it was proceeded the analyses. On the basis of the theoretical referencial of the research and in the reading of the collected data had emerged categories that had allowed to analyze the process of teach-learning of the Physical Education and the possibilities to unchain the significant learning, what it disclosed to the necessity of practical changes and improvement of the pedagogical ones of the professors. Finally, one expects that this research contributes for one better understanding of the teach-learning process and favors practical the pedagogical one of the professor of Physical Education in the search of a significant learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO 01_07_09.pdf: 868132 bytes, checksum: 70069333b2b5cce7178faa57e28152bc (MD5) Previous issue date: 2009-06-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1664/DISSERTACAO%2001_07_09.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectProfessor - Formaçãopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectPhysical Education School. Significant learning. Previous knowledge. Material of learning. Disposal to learneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleA prática pedagógica do professor de Educação Física e a aprendizagem significativapor
dc.title.alternativePractical pedagogical of the professor of Physical Education and the significant learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO 01_07_09.pdf847,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.