Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/769
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância do trabalho da educação física no desenvolvimento psicomotor na 1ª série do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The Importance of the work of physical education on psychomotor development concerning the first grade in elementary school
Autor: Ferrari, Eliane Cristina dos Santos 
Primeiro orientador: Moretti, Lucia Helena Tiosso
Primeiro membro da banca: Silva, Avelino Leonardo da
Segundo membro da banca: Dias, Carmen Lúcia
Resumo: A atividade motora é de grande importância no desenvolvimento global da criança. Através das atividades que lhe são proporcionadas, ela desenvolve a consciência de si mesma e do mundo exterior e por isso são determinantes na formação de sua personalidade. O presente estudo teve por objetivo, analisar o trabalho efetivo do profissional de educação física na formação integral dos alunos com idades compreendidas entre 6 e 7 anos,bem como verificar se os desenvolvimentos dos aspectos afetivos, cognitivos e motores estão sendo trabalhados na referida disciplina. Trata-se de uma pesquisa de Estudo de Caso, descritivo com abordagem do tipo quanti-qualitativo.Participaram do estudo vinte e sete crianças de ambos os sexos da 1ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual situado no oeste do Estado de São Paulo. Como instrumento de avaliação do desenvolvimento psicomotor dos alunos, foi utilizada a EDM (Escala de Desenvolvimento Motor, padronizada para a população brasileira), por Rosa Neto (2002). A escala é composta pelos seguintes testes: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal (imitação de posturas e rapidez), organização espacial, organização temporal (linguagem e estruturas temporais) e lateralidade. A primeira avaliação foi aplicada no período de 30/04 a 06/06/08 e reaplicada no período de 03/11 à 12/11/08, com o objetivo de fazer um estudo comparativo do desenvolvimento psicomotor dos alunos, utilizando-nos das tabelas, gráficos, plano de ensino de educação física e entrevistas. Foram realizadas entrevistas com os professores da série, observações das aulas de educação física e leitura do plano pedagógico de ensino. A aplicação e a interpretação dos dados obtidos obedeceram à padronização da EDM e dos estudiosos que nortearam a presente pesquisa. Os resultados mostraram que a maioria das crianças apresenta um perfil psicomotor abaixo do esperado. Isto significa que poderão surgir dificuldades de aprendizagem na vida escolar das crianças no presente estudo, visto que um bom desenvolvimento psicomotor é um dos requisitos para uma boa aprendizagem.
Abstract: The motor activity is of great importance to the children s global development through the activities which are offered to them. Children develop their own conscience and the world outside; so, they are very important to the formation of their personality. The main purpose of this work is to analyze the effective job of a professional of physical Education who deals with integral formation of students aged between 6 and 7. It also tries to verify whether affective, cognitive and motor aspects are being applied to such subject. This research is said to be a kind of study which refers to quantitative and qualita- tive approach. Twenty-seven children (belonging to both sexes) were selected to take part in this work . They were studying first grade in a state elementary school, located in the west part of the State of São Paulo. As an evaluation instrument to measure the psycho- motor development of the students was used the SMD (Scale of Motor Development), which was standardized especially for Brazilians by Rosa Neto in 2002). Such scale is formed by the following tests: thin motility, global motility, balance, corporal scheme ( imitation of posture and velocity) space organization, temporal organization (language and temporal structures) and laterality. The first evaluation was employed from April 30 to June 6, in 2008. The second one was employed from November 3 to November 12, in the same year. The aim of this evaluation was to make a comparison with the psychomotor development of the students, making use of tables, graphics, teaching plan of physical education and interviews. Interviews were made with teachers who work with those children. Physical education classes were also observed and the pedagogical plans of teaching were studied carefully. The use and interpretation of information followed by SMD, as well as by scholarly persons who have a lot to do with this research, were strictly obeyed. The results showed that most of those children presented a dissatisfactory psychomotor profile. This means that such children may have difficulty in school in the future, since a good psychomotor development is essential in learning.
Palavras-chave: Educação física escolar
Psicomotricidade
Avaliação psicomotora
School physical education
Psychomotility
Psychomotor evaluation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: FERRARI, Eliane Cristina dos Santos. The Importance of the work of physical education on psychomotor development concerning the first grade in elementary school. 2009. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/769
Data de defesa: 26-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Eliane.pdf454,9 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.