Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/774
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlberti, Eveli de Almeida Sanches-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112582490566879por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Mondin, Elza Maria Canhetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9218390994869203por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:07Z-
dc.date.available2009-09-10-
dc.date.issued2009-06-24-
dc.identifier.citationALBERTI, Eveli de Almeida Sanches. The ensino fundamental teachers social representations in relation to their students. 2009. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/774-
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou analisar as representações sociais dos professores relacionadas a seus alunos, ou seja, o modo de pensar e interpretar o cotidiano escolar, o conjunto de imagens e as referências que orientam suas práticas. A investigação analisou profissionais atuantes em escola pública e particular, respectivamente chamadas de A e B, na oitava série do ensino fundamental. A pesquisa nasceu de uma das inquietações da pesquisadora em relação às práticas pedagógicas e profissionais encontradas no exercício da profissão de professora em escolas particulares e mais recentemente (2005) assumindo o cargo de professora efetiva em escola pública. Houve o interesse também em pesquisar os diferentes olhares que os professores têm de seu clima de trabalho e de seus alunos a partir do encontro e convívio com os mesmos. Mediante a relação direta com os alunos, a vivência de valores, hábitos e opiniões diferenciadas afloram, procurou-se conhecer-lhes e entender os aspectos que influenciam e subjazem o comportamento, o desempenho de seu papel, seu relacionamento social, sua vivência, suas satisfações e insatisfações. A pesquisa deu-se pela observação, entrevista e depoimento das professoras estudadas. Os dados levantados foram confrontados e discutidos na perspectiva da base teórica indicada. Para compreender os fatores mais significantes que contribuíram e contribuem para a motivação e/ou desmotivação do profissional da educação, a pesquisa envolveu sete professores da escola pública e cinco da escola particular. Foi constatada grande afetividade no ambiente escolar e também as expectativas sobre o futuro, a aprendizagem e o desenvolvimento das competências, bem como os retornos profissionais que estão intimamente ligados à imagem do aluno. A investigação aconteceu no decorrer do ano de 2008.por
dc.description.abstractThis research work has tried to analyze the teachers social representations on their students, in other words, the way of thinking and interpreting the school daily life, the sets of images and references that orientate their practices. This investigation analysed active professionals working at public and private schools, so called A and B at the eighth grade of Ensino Fundamental . The present research project developed from the researcher s deeply concern to her pedagogical practices in relation to her teaching career in private schools and more recently (2005) taking on the position of permanent teacher in a public school. There was also an interest in researching the different angles teachers have on their work and their students assuming the daily living with them. Facing the direct relation to different values, habits and opinions, the aspects that influence their behavior and performance, social relations and satisfactions and failures were also object of investigation. This work happened through observations, interviews and testimonials from the teachers involved. The collected data were discussed and confronted in the perspective of the indicated basic theory. In order to understand the most significant factors which contribute to the education professional motivation and/or dissatisfaction the research involved seven teachers from public schools and five from private schools. Great affection was noted in the school context and also the expectations on the future, the apprenticeship and the developing of competences, as well as the professional returns that are intimately connected with the image of the pupils. The present investigation occurred during the year of 2008.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 648983 bytes, checksum: 89ad071361c6964bdccc9547fd6163ee (MD5) Previous issue date: 2009-06-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1732/dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRepresentações Sociaispor
dc.subjectTrabalho Docentepor
dc.subjectAmbiente Escolarpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSocial Representationseng
dc.subjectTeaching Workeng
dc.subjectSchool Contexteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs representações sociais dos professores do ensino fundamental em relação aos seus alunospor
dc.title.alternativeThe ensino fundamental teachers social representations in relation to their studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao.pdf633,77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.