Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/776
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaruiti, Larissa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8813059626282989por
dc.contributor.advisor1Bertan, Levino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee2Capelo, Maria Regina Clivati-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590048838322287por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:08Z-
dc.date.available2010-03-02-
dc.date.issued2009-11-11-
dc.identifier.citationMARUITI, Larissa. Ethic and Administrator Formation. 2009. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/776-
dc.description.resumoA pesquisa focaliza o curso de graduação de administração de empresa de uma instituição pública localizada no Paraná, que prepara profissionais para atuarem em empresas públicas e privadas e em outros setores administrativos. Tem por objetivo enfatizar a importância da dimensão ética no curso envolvendo a gestão da escola, os professores que ministram as disciplinas e as conseqüências éticas para a formação dos futuros administradores. Daí a pergunta: Por que a ética deve estar presente num curso específico da área de administração que forma pessoas que exercerão cargos em empresas? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho filosófico. Para análise da realidade recorremos ao referencial teórico de uma bibliografia pertinente, além do regimento da instituição, do programa das disciplinas e da matriz curricular do curso. Foram observados os fenômenos concretos da escola e os vividos pelos professores. Também foi feito um paralelo da matriz curricular de outras duas escolas de administração. Dos dados coletados juntos dos documentos e das observações realizadas, constatou-se que a questão ética não faz parte do curso, nem da disciplina e nem do projeto do curso como um todo. Ao passo que nas outras duas escolas a ética é abordada em disciplina específica. Os dados coletados apontam para a necessidade de um projeto pedagógico construído pela escola, que focalize a necessidade da ética na formação dos futuros administradores.por
dc.description.abstractThe research has focus in the administration graduation course in a public institution located in Paraná, preparing professionals for actuate in the public and private companies and other administrations areas. The objective is to point out the dimension of ethic importance in the course involving school conduct, the professors that minister the subject and the ethics consequence for the formation of the future managers. The doubt is: Is it possible do not give importance for the ethics teaching in the specific curse in administration area where prepare professionals that will work in administrative job ? Is a qualitative research, and had a philosophy method. For the reality analyze was used the bibliography theory reference, and institution regiment, discipline program and also the curriculum course. Was observed the school real phenomenon and that has lived a long time by the professors. And also was made a comparative of the two institutions curriculum. About the information got together the documents, the observations realized, evidenced that ethic question is not in the course, and the subject is not too. The results pointed for the necessity of the pedagogy project made thought the school, where focus the ethic necessity for the future managers graduation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 371187 bytes, checksum: d88e6abbead92c5a0f14f5042cfb6c0b (MD5) Previous issue date: 2009-11-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1623/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉtica -- Docentepor
dc.subjectAdministraçãopor
dc.subjectInstituição de Ensinopor
dc.subjectEthic -- Professoreng
dc.subjectAdministrationeng
dc.subjectInstitution of teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Ética e a Formação do Administradorpor
dc.title.alternativeEthic and Administrator Formationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf362,49 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.