Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/777
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBertogna, Vinicius-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7760571360522418por
dc.contributor.advisor1Militão, Silvio César Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0176001395083564por
dc.contributor.referee1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee2Pelozo, Rita de Cássia Borguetti-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215360906075901por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:08Z-
dc.date.available2010-03-24-
dc.date.issued2009-11-04-
dc.identifier.citationBERTOGNA, Vinicius. The professional education in Brazil: the question of dualism remains the same?. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/777-
dc.description.resumoA presente dissertação trata da educação profissional no Brasil, com o objetivo de abordar o dualismo de classes, analisando-se sua história de construção desde o Brasil-colônia, marcada pela educação formal administrada pelos jesuítas; passando pelo Brasil-império; e se desenvolvendo no Brasil-república, com destaque para a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961, sua reforma de 1971 e a nova LDB, em 1996, que trouxe novos enfoques para organização e normatização da educação profissional no país. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental utilizando-se de acervos disponíveis em vários veículos de comunicação. Destaca-se no texto o enfoque em relação ao Senai e ao Centro Paula Souza como exemplos de manutenção do modelo de ensino destinado à formação profissional. Ressalta-se que objetivo deste trabalho foi atingido mediante estudo científico e sistemático que permitiu confirmar, com base em todas as mudanças transformadoras durante a história, a existência do dualismo e sua permanência no modelo de educação profissional considerado essencial para o desenvolvimento do Brasil.por
dc.description.abstractThe present thesis discusses the professional education in Brazil and the dualism question, analyzing its building history since Brazil s colonization and the formal education managed by the Jesuits, beginning when Brazil was an empire and independent, developing into a republic, and emphasizing the promulgation of the first Law of Guidelines and Bases of National Education, in 1961, its reform in 1971 and the new Law in 1996, bringing new focuses to the organization and ruling of professional education in the country. The methodology used was literature and documents using the collections available in various media. Highlight in the text the approach to the Senai and the Centro Paula Souza as examples of model maintenance education for vocational training. We aimed our objective, through a scientific and systematic study, checking that all changes during the history, the existence of dualism and its remaining in the model of professional education understood as important to the development of Brazil.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 421700 bytes, checksum: 21af1bf0b53258939f4dcd386c7fd93c (MD5) Previous issue date: 2009-11-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1720/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectEnsino profissionalizantepor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectLegislação educacionalpor
dc.subjectFormal educationeng
dc.subjectVocational learningeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectEducational legislationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA educação profissional no Brasil: a questão do dualismo ainda permanece?por
dc.title.alternativeThe professional education in Brazil: the question of dualism remains the same?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf411,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.