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http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/777
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A educação profissional no Brasil: a questão do dualismo ainda permanece? |
Título(s) alternativo(s): | The professional education in Brazil: the question of dualism remains the same? |
Autor: | Bertogna, Vinicius |
Primeiro orientador: | Militão, Silvio César Nunes |
Primeiro membro da banca: | Schmidt, Ivone Tambelli |
Segundo membro da banca: | Pelozo, Rita de Cássia Borguetti |
Resumo: | A presente dissertação trata da educação profissional no Brasil, com o objetivo de abordar o dualismo de classes, analisando-se sua história de construção desde o Brasil-colônia, marcada pela educação formal administrada pelos jesuítas; passando pelo Brasil-império; e se desenvolvendo no Brasil-república, com destaque para a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961, sua reforma de 1971 e a nova LDB, em 1996, que trouxe novos enfoques para organização e normatização da educação profissional no país. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental utilizando-se de acervos disponíveis em vários veículos de comunicação. Destaca-se no texto o enfoque em relação ao Senai e ao Centro Paula Souza como exemplos de manutenção do modelo de ensino destinado à formação profissional. Ressalta-se que objetivo deste trabalho foi atingido mediante estudo científico e sistemático que permitiu confirmar, com base em todas as mudanças transformadoras durante a história, a existência do dualismo e sua permanência no modelo de educação profissional considerado essencial para o desenvolvimento do Brasil. |
Abstract: | The present thesis discusses the professional education in Brazil and the dualism question, analyzing its building history since Brazil s colonization and the formal education managed by the Jesuits, beginning when Brazil was an empire and independent, developing into a republic, and emphasizing the promulgation of the first Law of Guidelines and Bases of National Education, in 1961, its reform in 1971 and the new Law in 1996, bringing new focuses to the organization and ruling of professional education in the country. The methodology used was literature and documents using the collections available in various media. Highlight in the text the approach to the Senai and the Centro Paula Souza as examples of model maintenance education for vocational training. We aimed our objective, through a scientific and systematic study, checking that all changes during the history, the existence of dualism and its remaining in the model of professional education understood as important to the development of Brazil. |
Palavras-chave: | Educação formal Ensino profissionalizante Educação profissional Legislação educacional Formal education Vocational learning Professional education Educational legislation |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | BERTOGNA, Vinicius. The professional education in Brazil: the question of dualism remains the same?. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/777 |
Data de defesa: | 4-Nov-2009 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
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