Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReame, Elizabete Máximo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6257267990708004por
dc.contributor.advisor1Santos Filho, José Camilo dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Tomael, Maria Inês-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5712777858869471por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:08Z-
dc.date.available2010-06-11-
dc.date.issued2009-10-03-
dc.identifier.citationREAME, Elizabete Máximo. The school library as support to teacher work, to student learning and to cultural enrichment of the school and local community. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/779-
dc.description.resumoEsta pesquisa objetivou verificar a disponibilidade e a disponibilização de recursos informacionais e virtuais nas bibliotecas de escolas públicas para o aprimoramento do trabalho pedagógico da escola, bem como avaliar sua contribuição para o enriquecimento cultural e profissional da comunidade escolar e local. Foram sujeitos da pesquisa o Dirigente Regional de Ensino, Supervisores de Ensino, Assistentes Técnicos Pedagógicos (ATP), Gestores, Professores, Pais de alunos, Lideranças da Comunidade e Alunos do Ensino Fundamental (Ciclo I e II) e Ensino Médio, de oito Escolas Públicas Estaduais que pertencem à Diretoria Regional de Ensino de José Bonifácio. Aos sujeitos da amostra foram aplicados questionários com perguntas fechadas, no primeiro semestre de 2009. Por meio de amostra estratificada, cujo critério foi o tamanho das escolas (pequena, média e grande) verificou-se a situação geral de oito bibliotecas públicas escolares da Diretoria Regional de Ensino de José Bonifácio. A análise dos dados evidenciou a precariedade das bibliotecas das escolas estaduais da Diretoria regional de Ensino de José Bonifácio, independentemente de as escolas serem grandes, médias ou pequenas. Tal problema foi constatado, tanto com relação à falta de espaço físico adequado, equipamentos, recursos humanos e recursos bibliográficos, como pela deficiente disponibilização de tais recursos para a comunidade escolar e local, além da insignificante contribuição para seu enriquecimento cultural e profissional. Apesar de tal situação, gestores e docentes buscam alternativas para desenvolver os projetos da escola, mas com resultados insatisfatórios tanto para os profissionais como para os alunos. Mesmo nas escolas em que há biblioteca, nem sempre ela é frequentada pela comunidade escolar e local. Esta pesquisa pretendeu contribuir para que gestores, professores, alunos, pais de alunos e comunidade local tomem conhecimento da precariedade das bibliotecas escolares e reconheçam a importância de seu papel no processo educacional.por
dc.description.abstractThe purpose of this study was to verify the availability and effective provision of informational and virtual resources at public school libraries for the improvement of the educational work at school, as well as to assess the library contribution to the cultural and professional enrichment of school and local community. The subjects were the Regional Director, school managers, teachers, parents, community leaders and students of elementary (stages I and II) and high schools, from eight public state schools belonging to the Regional Directory of Education of José Bonifácio. In the first half of 2009, questionnaires with closed questions were administered to the sample subjects. Through a stratified sample, which criterion was the school size (small, medium and large), the general situation of eight public school libraries of the Regional Directory of Education of José Bonifácio was analysed. The data analysis revealed the precariousness of the school libraries of the state public schools of the Regional Directory of Education of José Bonifácio, whether the schools were large, medium or small. This problem was also found both in relation to the lack of adequate physical space, equipment, human resources and bibliographical resources, and by the poor availability of such resources for the school and local community, in addition to the insignificant contribution to its cultural and professional enrichment. Despite this precarious situation, school managers and teachers look for alternatives to develop the school projects, but with unsatisfactory results for both professionals and students. Even in schools where there is a library, not always it is frequented by local and school community. This research intended to help school managers, teachers, students, parents and local community to become aware of the precariousness of school libraries and to recognize the importance of their role in the educational process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 305248 bytes, checksum: ae610725ec8068e6744bcc9474e69a56 (MD5) Previous issue date: 2009-10-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1729/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPapel da Biblioteca Escolarpor
dc.subjectRecursos bibliotecáriospor
dc.subjectBiblioteca e comunidadepor
dc.subjectBiblioteca e enriquecimento cultural da comunidadepor
dc.subjectRole of the School Libraryeng
dc.subjectLibrary resourceseng
dc.subjectLibrary and communityeng
dc.subjectLibrary and community cultural enrichmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Biblioteca Escolar como suporte ao trabalho do professor, à aprendizagem do aluno e ao enriquecimento cultural da comunidade escolar e localpor
dc.title.alternativeThe school library as support to teacher work, to student learning and to cultural enrichment of the school and local communityeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf298,09 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.