Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/780
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Gustavo Ponçano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5820586291800914por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Altoé, Anair-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089523318618883por
dc.contributor.referee2Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:08Z-
dc.date.available2010-06-11-
dc.date.issued2009-06-24-
dc.identifier.citationTRINDADE, Gustavo Ponçano. Virtual environment of collaborative interaction to improve the quality of teaching. 2009. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/780-
dc.description.resumoA presente pesquisa pretende investigar de que maneira a tecnologia computacional, da plataforma Moodle, denominada Aprender, tem sido utilizada, em uma instituição como ferramenta pedagógica, com o intuito de auxiliar os alunos na interação e em aprendizagens colaborativas. A fundamentação teórica deste trabalho constitui-se, especialmente, de autores que pesquisam sobre as possibilidades que se abrem com as tecnologias de comunicação e informação, entre eles José Manuel Moran. Optou-se pela pesquisa quanti-qualitativa, cujos dados estatísticos foram objeto de cuidados interpretativos. Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo uma plataforma virtual conhecida como Aprender e suas formas de utilização em uma Faculdade de Informática do interior do Estado de São Paulo que contempla três cursos. Foram realizados estudos para quantificar os acessos, os quais são realizados por tipos de dias e por tipos de recursos e, dessa forma, foi possível traçar o perfil de utilização do Moodle por alunos e professores no período-chave indicado em relatório. A pesquisa e a análise dos dados permitiram concluir que a utilização desse ambiente virtual de auxílio pedagógico mostrou-se insatisfatória, considerando-se as diversas possibilidades de recursos por ele proporcionadas. Todos esses recursos foram classificados em três grandes categorias (gerenciamento, interação e colaboração), e apenas a primeira apresentou uma participação significativa. Isso comprova que o computador e a internet, na escola, ainda são utilizados apenas como um substituto eletrônico para as mesmas tarefas realizadas no tradicional modelo de ensino. Assim, professores e alunos perdem a chance de explorar o que computador, internet e sistemas têm de melhor, seus recursos didático-pedagógicos que levam a interação e construção do conhecimento.por
dc.description.abstractThis research intends to investigate how the computer technology, the Moodle platform, called Learning, has been used in an institution as a pedagogical tool, in order to assist students in interaction and collaborative learning. The theoretical foundation of this work consists, in particular, authors researching the possibilities that open up with the technologies of communication and information, among them José Manuel Moran. We opted for the quantitative and qualitative research, statistical data for which were the subject of interpretative care. This research presents an object of study a virtual platform known as Learn and their forms of use in the Faculty of Informatics of the State of Sao Paulo that includes three courses. Studies were conducted to quantify the accesses, which are realized by types of days and types of resources and thus it was possible to profile the use of Moodle for students and teachers in the key period indicated in the report. The research and analysis of data suggested that the use of virtual environment aid teaching was unsatisfactory, considering the various possibilities of resources it offers. All these features were classified into three major categories (management, interaction and collaboration), and only the first one meaningful participation. This proves that the computer and internet, at school, are still used only as an electronic substitute for the same tasks performed in the traditional model of education. Thus, teachers and students lose the chance to explore what computer, Internet and systems to better their teaching and pedagogical resources that lead to interaction and knowledge construction.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao.pdf: 773197 bytes, checksum: 1fc2c88cb81d50aef2361544aa69b850 (MD5) Previous issue date: 2009-06-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1734/dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducação - Ambiente virtualpor
dc.subjectInteração colaborativapor
dc.subjectEducomunicaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEducation - Virtual environmenteng
dc.subjectCollaborative interactioneng
dc.subjectEducomunicationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAmbiente virtual de interação colaborativa para a melhoria da qualidade de ensinopor
dc.title.alternativeVirtual environment of collaborative interaction to improve the quality of teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertacao.pdf755,08 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.