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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFurlan, Maria Ignez Carlin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7361244023501596por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Sônia Maria Vicente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1875954902451909por
dc.contributor.referee1Moretti, Lucia Helena Tiosso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8367557846787155por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Arilda Inês Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0145582434192657por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:08Z-
dc.date.available2010-07-16-
dc.date.issued2006-11-22-
dc.identifier.citationFURLAN, Maria Ignez Carlin. Avaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médio. 2006. 81 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2006.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/783-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco o processo de avaliação da aprendizagem tal como é percebido por alunos e professores de uma escola pública do Estado de São Paulo. A opção pelo estudo de caso qualitativo possibilitou analisar as respostas dos questionários aplicados a professores e alunos. As entrevistas realizadas com os gestores da escola possibilitaram a caracterização dos perfis dos sujeitos pesquisados. Os resultados demonstram que as concepções dos professores e alunos convergem para a representação da avaliação como verificação do conteúdo programático associado à mensuração da aprendizagem e apresentam características de avaliação classificatória, privilegiando a quantificação da aprendizagem do aluno. Demonstram também a tendência dos professores de utilizarem, em seus discursos, nomenclaturas que se aproximam de conceitos progressistas a respeito da avaliação, porém as respostas dos alunos confirmam uma prática reprodutiva dos conteúdos ensinados. Os dados remetem a um retrato da concepção da avaliação da aprendizagem em uma escola pública que pode servir de ponto de referência para estudo de outras realidades próximas. Enfatiza-se a necessidade e importância de um trabalho crítico permanente a fim de consolidar conceitos básicos a respeito da avaliação da aprendizagem escolar e de uma reflexão crítica de alunos, pais, professores, funcionários e gestores a respeito de questões pedagógicas que envolvam a construção do conhecimento.por
dc.description.abstractThe present essay focuses the learning evaluation process as it is seen by teachers and students of a public school from the state of São Paulo, Piraju city. The choice for a qualitative case study has made possible the analysis of the answers to the questionnaires solved by teachers and students. Interviews made with the school headmaster have made possible the characterizing of the surveyed subjects profiles. Results have shown that both students and teachers conceptions lead to the representation of the evaluation as a way of checking the program content associated to the measure of the learning and present classyfing evaluation characteristics, privileging the quantifying of students learning. They also show the tendency the teachers have to using in their speech, nomenclatures that come close to progressist concepts concerning evaluation. However, students answers confirm the practice of reproducing the content that has been taught. The data leads to a portrait of the evaluation concept in a public school that may work as a reference to the study of similar realities. It is emphasizes that is necessary and important the accomplishement of a permanent critical study in order to consolidate basic concepts regarding the evaluation of school learning and a critical reflexion of students, parents, teachers, employers and directors concerning pedagogic issues that surround the construction of knowledge.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_DISSERTACAO_MARIA IGNEZ1.pdf: 250922 bytes, checksum: b2ee9bb8773ca06224616fa76ed35377 (MD5) Previous issue date: 2006-11-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1812/2010_DISSERTACAO_MARIA%20IGNEZ1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectPercepções dos alunospor
dc.subjectPercepções dos professorespor
dc.subjectLearning evaluationeng
dc.subjectStudents perceptioneng
dc.subjectTeachers perceptioneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAvaliação da aprendizagem escolar: convergências e divergências entre os atores do processo de uma escola pública de ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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