Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAntunes, Marley Eloisa Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996052260497658por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee2Mendonça, Onaide Schwartz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162359252965286por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:09Z-
dc.date.available2010-11-08-
dc.date.issued2010-05-06-
dc.identifier.citationANTUNES, Marley Eloisa Gonçalves. The teaching coordination and the contributions to the literacy teachers training. 2010. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/788-
dc.description.resumoEsta investigação propõe analisar quais as ações elaboradas pelo coordenador pedagógico que subsidiam o professor alfabetizador e o fazem refletir sobre sua concepção de ensino e aprendizagem, que embasam a sua prática ao iniciar as crianças no mundo da escrita. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo descritivo-interpretativo, que envolve a prática dos coordenadores pedagógicos da rede estadual e municipal das escolas do Ciclo I (1ª à 4ª séries) de seis municípios (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), pertencentes à Diretoria de Ensino da Região de José Bonifácio SP, em um total de sete participantes. Os dados foram obtidos por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas, relatos de vida, e sessões reflexivas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas sobre alfabetização, letramento e coordenação pedagógica. Com esta investigação, verificou-se que os coordenadores pedagógicos não possuem formação adequada para a função, possuem um conhecimento fragmentado em relação ao trabalho reflexivo em que a prática está associada à teoria, demonstram carência de conhecimentos teóricos e metodológicos relacionados à alfabetização e letramento, apresentam dificuldades em relações interpessoais e pouca experiência na função.por
dc.description.abstractThis research aims at studying and verifying which interventions, performed by the teaching coordinator, enable the teachers a solid reflection about their practice of literacy. Another purpose of the investigation is analyzing which actions, elaborated by the teaching coordinator, subsidize the alphabetizing teachers and make them reflect about their conception of the teaching and learning process, which underlies their practice initializing the children to the writing world. From the methodological point of view, this is a descriptive and qualitative research, which involves the teaching coordinators practice in the state and county schools of Ciclo I (1° to 4° series) of six counties (José Bonifácio, Sales, Poloni, Mendonça, União Paulista e Santa Luzia), which belong to Teaching Directorship of the José Bonifácio region, a total of seven participants. The data were collected through questionnaires with open and focused questions, live narratives and reflective sections. The data analysis and discussion were done based on the literacy and teaching coordination theories. By this investigation, it is possible to conclude that the teaching coordinators have a non adequate training to their function, a fragmented knowledge about actions which associate practice and theory, lack of theoretical and methodological knowledge related to alphabetizing and literacy, difficulties with interpersonal relationship and low experience in their function.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 587650 bytes, checksum: 83861259016b256a8555d74d023ed757 (MD5) Previous issue date: 2010-05-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1856/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenação Pedagógicapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectTeaching coordinationeng
dc.subjectAlphabetizingeng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA coordenação pedagógica e as contribuições para a formação de professores alfabetizadorespor
dc.title.alternativeThe teaching coordination and the contributions to the literacy teachers trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf573,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.