???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/792
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autonomia da escola: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Autonomy of the school: a case study
Autor: Oliveira, Sandra Regina Gregório 
Primeiro orientador: Schmidt, Ivone Tambelli
Primeiro membro da banca: Militão, Silvio César Nunes
Segundo membro da banca: Reis, Cláudio Edward dos
Resumo: A presente pesquisa investigou a autonomia da escola nas seguintes dimensões: administrativa, pedagógica, financeira e cultural. Analisou a existência, a carência, os obstáculos e os benefícios da autonomia. A investigação foi delineada numa abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, e permitiu coletar, por meio do questionário, dados que nortearam a discussão deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou a necessidade de uma articulação mais eficiente, por meio de uma gestão democrática, que privilegia e enaltece a participação de todos os envolvidos na escola. Mesmo sendo a autonomia prevista pela LDB 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos artigos 12, 13 e 14, ficou evidente que a lei não muda a realidade, em relação à conquista da autonomia da escola. Ela pode ser vista mais como ponto de partida para a comunidade escolar refletir sobre suas próprias condições, desafios, objetivos para transformá-los. É preciso que a escola encontre alternativas práticas para mostrar a importância da autonomia construída, dialogada e conquistada.
Abstract: This study investigated autonomy of school in the following dimensions: administrative, educational, financial and cultural. It analyzed the existence, the lack, the obstacles and benefits of autonomy. The research was outlined at a qualitative approach, through a case study and it allowed us to collect, through the questionnaire, data that guided the discussion of this paper. The development of the research has shown that it takes a correlation, through a democratic management, which focuses and emphasizes the participation of everyonel involved in school. Even though autonomy is provided by 9394/96 LDB - Directives and Basis of National Education Law, Articles 12, 13 and 14, it became clear that law does not change reality, concerning school autonomy. It can be seen more as a starting point for the school community so that they can reflect on their own conditions, challenges, goals and transform them. We need to find alternatives to school practices to show the importance of built, dialogued and conquered autonomy.
Palavras-chave: autonomia
escola
estudo de caso
gestão democrática.
autonomy
school
case study
management.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: OLIVEIRA, Sandra Regina Gregório. Autonomy of the school: a case study. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/792
Data de defesa: 4-Nov-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANDRA REGINA GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf182,65 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.