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Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Sandra Regina Gregório-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3767666976193468por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee1Militão, Silvio César Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0176001395083564por
dc.contributor.referee2Reis, Cláudio Edward dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0452490121292795por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:09Z-
dc.date.available2010-09-20-
dc.date.issued2009-11-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Sandra Regina Gregório. Autonomy of the school: a case study. 2009. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/792-
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou a autonomia da escola nas seguintes dimensões: administrativa, pedagógica, financeira e cultural. Analisou a existência, a carência, os obstáculos e os benefícios da autonomia. A investigação foi delineada numa abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, e permitiu coletar, por meio do questionário, dados que nortearam a discussão deste trabalho. O desenvolvimento da pesquisa demonstrou a necessidade de uma articulação mais eficiente, por meio de uma gestão democrática, que privilegia e enaltece a participação de todos os envolvidos na escola. Mesmo sendo a autonomia prevista pela LDB 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nos artigos 12, 13 e 14, ficou evidente que a lei não muda a realidade, em relação à conquista da autonomia da escola. Ela pode ser vista mais como ponto de partida para a comunidade escolar refletir sobre suas próprias condições, desafios, objetivos para transformá-los. É preciso que a escola encontre alternativas práticas para mostrar a importância da autonomia construída, dialogada e conquistada.por
dc.description.abstractThis study investigated autonomy of school in the following dimensions: administrative, educational, financial and cultural. It analyzed the existence, the lack, the obstacles and benefits of autonomy. The research was outlined at a qualitative approach, through a case study and it allowed us to collect, through the questionnaire, data that guided the discussion of this paper. The development of the research has shown that it takes a correlation, through a democratic management, which focuses and emphasizes the participation of everyonel involved in school. Even though autonomy is provided by 9394/96 LDB - Directives and Basis of National Education Law, Articles 12, 13 and 14, it became clear that law does not change reality, concerning school autonomy. It can be seen more as a starting point for the school community so that they can reflect on their own conditions, challenges, goals and transform them. We need to find alternatives to school practices to show the importance of built, dialogued and conquered autonomy.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SANDRA REGINA GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf: 187038 bytes, checksum: fbbfc860bf1d26bc5ee1561d737050b0 (MD5) Previous issue date: 2009-11-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1874/SANDRA%20REGINA%20GREGORIO_MEST_EDUCAO_2009.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectautonomiapor
dc.subjectescolapor
dc.subjectestudo de casopor
dc.subjectgestão democrática.por
dc.subjectautonomyeng
dc.subjectschooleng
dc.subjectcase studyeng
dc.subjectmanagement.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAutonomia da escola: um estudo de casopor
dc.title.alternativeAutonomy of the school: a case studyeng
dc.typeDissertaçãopor
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