Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vilela, Maria Lucia Alves | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9283720840734579 | por |
dc.contributor.advisor1 | Gitahy, Raquel Rosan Christino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2170926949956746 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ruiz, Adriano Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 | por |
dc.contributor.referee1 | Altoé, Anair | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3089523318618883 | por |
dc.contributor.referee2 | Rinaldi, Renata Portela | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:09Z | - |
dc.date.available | 2010-09-29 | - |
dc.date.issued | 2010-08-25 | - |
dc.identifier.citation | VILELA, Maria Lucia Alves. Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/793 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, intitulada As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores, teve por objetivo analisar, a partir da ótica de alunos e professores do Ensino Médio, a inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no contexto escolar. Como metodologia, optamos por estudo de caso com abordagem qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram 25 alunos e seis professores. Para a coleta de dados recorremos à aplicação de questionários e entrevista coletiva com os alunos e os professores. Os resultados indicaram que as tecnologias fazem parte do cotidiano, tanto dos alunos quanto dos professores, mas no ambiente escolar o uso das mesmas não é realidade. Os alunos acreditam que as TIC são importantes para a comunicação, o interesse e a motivação, entretanto, alegam não ser fonte de conhecimento confiável, e acreditam que para aprender é preciso estudar nos livros e prestar atenção às aulas. Os professores admitem a importância das tecnologias como ferramentas que facilitam a interação por meio da comunicação, favorecendo a aprendizagem significativa, mas não utilizam as TIC em suas aulas. A presente pesquisa pode contribuir com a reflexão, por parte dos educadores, na tentativa de conciliar o pensar dos alunos e o dos professores visando diminuir o descompasso existente entre eles quanto as TIC na escola. | por |
dc.description.abstract | This research was carried out to analyze the insertion of ITC (Information Technologies and Communication) into the senior high school context, from the its students and teachers standpoints. The methodology we have adopted focused on the study of the item at issue according to a qualitative approach and the subjects of the research comprised 25 students and 6 teachers of that school. To collect the data we resorted to the application of questionnaires and group interview with both students and teachers. The outcomes show that technologies are part of one s everyday life, both for students and teachers, but within the context of the school environment their use does not correspond to reality. Students believe that ITC are important means for facilitating communication, stimulating interest and increasing motivation, however, they argue that such technologies are not reliable sources of information and believe that the learning process requires the reading of books/textbooks and the taking of an attitude of attentiveness in class. Teachers admit the importance of such technologies as devices which facilitate interaction by means of communication, furthering meaningful learning, but they do not use ITC in their classes. This research may make a contribution encouraging educators reflection on reconciling both students and teachers standpoints in order to balance disparity between them concerning the use of ITC in school. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 420190 bytes, checksum: 3a62032eb98d7ccc02c7beb3e5384b00 (MD5) Previous issue date: 2010-08-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1878/Dissertacao.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação | por |
dc.subject | Professores Formação | por |
dc.subject | Ensino médio - Tecnologias | por |
dc.subject | Information and communication technology | eng |
dc.subject | Teachers Formation | eng |
dc.subject | High school technology | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores | por |
dc.title.alternative | Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao.pdf | 410,34 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.