Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/793
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVilela, Maria Lucia Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9283720840734579por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.advisor-co1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Altoé, Anair-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3089523318618883por
dc.contributor.referee2Rinaldi, Renata Portela-
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:09Z-
dc.date.available2010-09-29-
dc.date.issued2010-08-25-
dc.identifier.citationVILELA, Maria Lucia Alves. Information Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpoints. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/793-
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada As Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professores, teve por objetivo analisar, a partir da ótica de alunos e professores do Ensino Médio, a inserção das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no contexto escolar. Como metodologia, optamos por estudo de caso com abordagem qualitativa, e os sujeitos da pesquisa foram 25 alunos e seis professores. Para a coleta de dados recorremos à aplicação de questionários e entrevista coletiva com os alunos e os professores. Os resultados indicaram que as tecnologias fazem parte do cotidiano, tanto dos alunos quanto dos professores, mas no ambiente escolar o uso das mesmas não é realidade. Os alunos acreditam que as TIC são importantes para a comunicação, o interesse e a motivação, entretanto, alegam não ser fonte de conhecimento confiável, e acreditam que para aprender é preciso estudar nos livros e prestar atenção às aulas. Os professores admitem a importância das tecnologias como ferramentas que facilitam a interação por meio da comunicação, favorecendo a aprendizagem significativa, mas não utilizam as TIC em suas aulas. A presente pesquisa pode contribuir com a reflexão, por parte dos educadores, na tentativa de conciliar o pensar dos alunos e o dos professores visando diminuir o descompasso existente entre eles quanto as TIC na escola.por
dc.description.abstractThis research was carried out to analyze the insertion of ITC (Information Technologies and Communication) into the senior high school context, from the its students and teachers standpoints. The methodology we have adopted focused on the study of the item at issue according to a qualitative approach and the subjects of the research comprised 25 students and 6 teachers of that school. To collect the data we resorted to the application of questionnaires and group interview with both students and teachers. The outcomes show that technologies are part of one s everyday life, both for students and teachers, but within the context of the school environment their use does not correspond to reality. Students believe that ITC are important means for facilitating communication, stimulating interest and increasing motivation, however, they argue that such technologies are not reliable sources of information and believe that the learning process requires the reading of books/textbooks and the taking of an attitude of attentiveness in class. Teachers admit the importance of such technologies as devices which facilitate interaction by means of communication, furthering meaningful learning, but they do not use ITC in their classes. This research may make a contribution encouraging educators reflection on reconciling both students and teachers standpoints in order to balance disparity between them concerning the use of ITC in school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 420190 bytes, checksum: 3a62032eb98d7ccc02c7beb3e5384b00 (MD5) Previous issue date: 2010-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1878/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias de informação e comunicaçãopor
dc.subjectProfessores Formaçãopor
dc.subjectEnsino médio - Tecnologiaspor
dc.subjectInformation and communication technologyeng
dc.subjectTeachers Formationeng
dc.subjectHigh school technologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs Tecnologias da Informação e Comunicação em uma Escola Pública de Ensino Médio na Ótica de Alunos e Professorespor
dc.title.alternativeInformation Technologies and Communication in a Public Senior High School from Students and Teachers standpointseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf410,34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.