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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMozini, Angela de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5776337265071737por
dc.contributor.advisor1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee2Hashimoto, Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7778086667028727por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:10Z-
dc.date.available2010-09-23-
dc.date.issued2010-08-19-
dc.identifier.citationMOZINI, Angela de Freitas. Titulo. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/794-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo estudar os fatores de motivação e satisfação no trabalho docente em uma instituição de ensino superior particular. Os sujeitos de estudos foram 15 (quinze) professores dos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia, de ambos os sexos, na faixa etária de 26 a 55 anos, aproximadamente. A fundamentação teórica foi norteada nas teorias de Maslow, McGregor e Herzberg sobre motivação. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de estudo de caso quanti-qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados e avaliados obedeceram à versão adaptada de Schmidt (1990) e Fossile (2005). Pode-se concluir, no decorrer da pesquisa, que o trabalho docente é motivador quando os papéis são claros, as tarefas são desafiadoras, quando há supervisores que apresentam um estilo apoiador de liderança. Sendo assim, neste grupo as atividades burocráticas, o relacionamento entre colegas, o desempenho docente e a identificação profissional são fatores que não causam desmotivação, visto que estas condições são básicas para a promoção do bem-estar do funcionário, ou seja, são promotoras de qualidade de vida no trabalho. Porém, existem fatores que tornam difícil sentir satisfação com o trabalho devido à remuneração insatisfatória e à falta de segurança. Concluímos que esta dificuldade está vinculada à problemática da crise econômica mundial que modificou as relações do trabalho. Assim, ações específicas de melhor remuneração e benefícios devem ser incrementadas, objetivando-se maior satisfação dos indivíduos, seja numa instituição de ensino seja numa empresa.por
dc.description.abstractThe present paper aims at studying the factors of motivation and job satisfaction of teachers at a private institution of higher education. The subjects of study are fifteen (15) teachers of undergraduate courses in pedagogy and psychology of both sexes, aged between 26 to 55 years old. The theoretical framework was guided in the theories of Maslow, McGregor and Herzberg about motivation. The methodology used in this research was a quantitative and qualitative case study. The tools used for collecting data and assessing followed the adapted version of Schmidt (1990) and Fossile (2005). We could conclude in the course of our research that teaching is motivating when roles are clear, the tasks are challenging, when there are supervisors who support leadership style. Thus, in this group the bureaucratic activities, the relationship between colleagues, the teacher performance to identify occupation are factors that do not cause discouragement, since these are basic conditions for promoting the welfare of the employee, for example, they are promoting quality life at work. But it is difficult to feel job satisfaction due to low salaries and lack of security. We concluded that this difficulty is linked to issues of global economic crisis that changed working relationships. Thus, specific actions for better pay and benefits should be increased so that teachers get greater satisfaction.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 472327 bytes, checksum: 21aea3ae3fc9ce356c1bc4c56116215c (MD5) Previous issue date: 2010-08-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1888/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente universitáriopor
dc.subjectEnsino privadopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectSatisfação no trabalhopor
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopor
dc.subjectUniversity environmenteng
dc.subjectPrivate education. Motivationeng
dc.subjectJob satisfactioneng
dc.subjectLife quality at workeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleMotivação e satisfação no trabalho docente em uma instituição de ensino superior particular: estudo de casopor
dc.title.alternativeTituloeng
dc.typeDissertaçãopor
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