Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuiroga, Celi Cristina Calamita-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836795977404101por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee2Ferreira, Heliane Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6808416233017184por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:10Z-
dc.date.available2011-01-18-
dc.date.issued2010-09-01-
dc.identifier.citationQUIROGA, Celi Cristina Calamita. The pedagogical practice and professional nurse preparation: a study in hospitals. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/796-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 - Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo analisar situações em que os alunos de enfermagem agem de forma reflexiva eu sua ação, durante o estágio hospitalar. Com esse propósito, recorreu-se à metodologia de natureza qualitativa exploratória, sob a forma de estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram sete estudantes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada, observados durante as atividades de estágio. A fundamentação teórica adotou enfoque humanista, apoiando-se em autores como Paulo Freire e Carl Rogers. Os resultados indicaram que os alunos pensam acerca dos problemas enfrentados, fazem reflexão durante a ação, buscam ligações da teoria com a prática, mas há necessidade de serem desafiados por meio de muito diálogo. Nesse processo, o professor deve demonstrar segurança e conhecimento, dar liberdade para as manifestações, respeitar as dificuldades do aluno e entender suas escolhas sejam elas corretas ou não, pois a reflexão sobre os caminhos escolhidos precisa ser constante.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, second line of research Training and Teaching Practice of Teaching Professional, University of Oeste Paulista. The present study was to analyze situations in which nursing students to act reflectively in action during the hospital training. For this purpose, we resorted to a qualitative exploratory methodology in the form of case study. The study subjects were seven students of nursing in a private HEI observed during apprenticeship activities. The theoretical approach adopted humanist, relying on authors such as Paulo Freire and Carl Rogers. The results indicate that students think about the problems, they thought during the action, seeking links between theory and practice, but there need to be challenged by a lot of dialogue. The teacher has to demonstrate safety and knowledge, give freedom to the demonstrations, meet the students difficulties and understand their choices whether they are correct or not, reflection on the paths chosen to be constant.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CELI QUITOGA.pdf: 228116 bytes, checksum: 5771ff61be164197f65b6dfcf76428cc (MD5) Previous issue date: 2010-09-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1904/CELI%20QUITOGA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação do enfermeiropor
dc.subjectprofissional reflexivopor
dc.subjectestágio hospitalarpor
dc.subjectReflective practitionereng
dc.subjectHospital trainingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática pedagógica no ambiente hospitalar e a formação profissional do enfermeiropor
dc.title.alternativeThe pedagogical practice and professional nurse preparation: a study in hospitalseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CELI QUITOGA.pdf222,77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.