???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/801
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ética numa escola pública de tempo integral
Título(s) alternativo(s): Ethics in a Full-Time State School
Autor: Scarcelli, Isis Regina de Freitas 
Primeiro orientador: Bertan, Levino
Primeiro membro da banca: Militão, Silvio César Nunes
Segundo membro da banca: Silva, Lindolpho Antonio da
Resumo: A sociedade pós-moderna neoliberal, globalizada, impõe sua lei de mercado tratando o ser humano como mercadoria, em conseqüência dessa perversidade há exclusão de uma massa enorme de pobres e miseráveis. Somando a isso os graves problemas ecológicos que afetam a Terra. Chegamos ao limite dessa globalização e percebemos o prenúncio da passagem a uma outra formação sociocultural que busca reencontrar a nossa condição humana. Sendo a Ética um dos temas centrais no processo de humanização das pessoas e na solução da crise econômica e social. Por isso a Oficina de Filosofia na Escola Pública de Tempo Integral torna-se um espaço importante para o processo de ensino-aprendizagem de uma vida humanizante, em sua organização curricular trabalha Ética como o eixo norteador e conteúdo principal. Na pesquisa formulamos duas questões: Até que ponto a Oficina de Filosofia contribui para a formação ética-cidadã dos alunos? E qual a sua contribuição para os demais componentes curriculares no trabalho com o referido tema? O presente estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa 05 docentes da 8ª série e 10 discentes sendo 05 da 8ª série e 05 da 1ª série do Ensino Médio. No percurso teórico buscamos a ética na formação do ser humano em todas as épocas destacando os conceitos relevantes. Elencamos os princípios éticos em nossas Leis, exploramos o conceito de globalização, seus impactos na educação e as várias respostas a esses, emergindo novos paradigmas. A coleta de dados se deu através da análise documental, entrevistas e observações dos ambientes escolares. De posse dos dados estabelecemos duas categorias para a análise, a formação ética-cidadã dos alunos e a abordagem do tema transversal pelos professores da 8ª série. A análise revelou as contribuições da oficina para a formação ética-cidadã dos alunos e sua influência em algumas disciplinas. Porém, se constata os impactos das políticas neoliberais, a necessidade da formação contínua dos professores para a necessária mudança paradigmática. Sendo assim esta pesquisa busca contribuir na divulgação do trabalho com o tema transversal Ética nesse novo lócus de aprendizagem prática oficina . E oferecer subsídios que favoreçam a formação e a prática dos professores com o tema.
Abstract: The globalized, neoliberal and postmodern society market imposes its law treating human beings as a commodity. As a result of this perversity, there is an exclusion of a large number of poor and miserable people. Adding to this, there are serious environmental problems that affect the Earth. We reached the limits of globalization and realize the prediction of the transition to a different sociocultural formation that tries to rediscover our human condition. Ethics is one of the central topics in the humanization of people and in resolving the economic and social crisis. So the Workshop of Philosophy in Full-Time Public School becomes an important space for the teaching-learning process of a human life. In their curriculum organization, it works "Ethics" as the guiding axle and main content. In the research, we made two points: how far does the Workshop of Philosophy contributes to the ethical formation of citizen-students? And what is its contribution to the other curriculum components in working with this theme? This study is characterized as qualitative research, to delimit the study of fact. Research subjects were 05 teachers of 8th grade and 10 students and 05 of the 8th grade and 05 of the 1st grade in high school. On the way, we looked for theoretical training in the ethics of human beings at all times emphasizing the indispensable concepts. We listed the ethical principles based on our laws; we explored the concept of globalization, its impacts on education and the various answers to these, emerging new paradigms. The data collection was through documentary analysis, interviews and observations of school environments. From the data, we have two categories for analysis: training, ethics and citizenship of students and the cross subject approach by teachers of the 8th grade. The analysis revealed the contributions of the workshop for the training of ethics-citizen students and their influence on some subjects. However, there is the impact of neoliberal policies and the need for continuous training of teachers to the necessary paradigm change. Therefore this research tries to contribute to the dissemination of the work on the theme by offering new cross Ethics locus for learning practical "workshop", and also providing subsidies to encourage the formation and practice of teachers about the subject.
Palavras-chave: Ética
Globalização
Tema transversal
Oficina
Formação ética-cidadã
Ethics
Globalization
Cross theme
Workshop
Training
Ethical citizen
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: SCARCELLI, Isis Regina de Freitas. Ethics in a Full-Time State School. 2009. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/801
Data de defesa: 27-Aug-2009
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISIS REGINA_DISSERTACAO_publicacao.pdf654,33 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.