Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScarcelli, Isis Regina de Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8859135124201997por
dc.contributor.advisor1Bertan, Levino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee1Militão, Silvio César Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0176001395083564por
dc.contributor.referee2Silva, Lindolpho Antonio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004812591795154por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:10Z-
dc.date.available2012-03-01-
dc.date.issued2009-08-27-
dc.identifier.citationSCARCELLI, Isis Regina de Freitas. Ethics in a Full-Time State School. 2009. 190 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/801-
dc.description.resumoA sociedade pós-moderna neoliberal, globalizada, impõe sua lei de mercado tratando o ser humano como mercadoria, em conseqüência dessa perversidade há exclusão de uma massa enorme de pobres e miseráveis. Somando a isso os graves problemas ecológicos que afetam a Terra. Chegamos ao limite dessa globalização e percebemos o prenúncio da passagem a uma outra formação sociocultural que busca reencontrar a nossa condição humana. Sendo a Ética um dos temas centrais no processo de humanização das pessoas e na solução da crise econômica e social. Por isso a Oficina de Filosofia na Escola Pública de Tempo Integral torna-se um espaço importante para o processo de ensino-aprendizagem de uma vida humanizante, em sua organização curricular trabalha Ética como o eixo norteador e conteúdo principal. Na pesquisa formulamos duas questões: Até que ponto a Oficina de Filosofia contribui para a formação ética-cidadã dos alunos? E qual a sua contribuição para os demais componentes curriculares no trabalho com o referido tema? O presente estudo caracteriza-se como pesquisa qualitativa, com delineamento de estudo de caso. Foram sujeitos da pesquisa 05 docentes da 8ª série e 10 discentes sendo 05 da 8ª série e 05 da 1ª série do Ensino Médio. No percurso teórico buscamos a ética na formação do ser humano em todas as épocas destacando os conceitos relevantes. Elencamos os princípios éticos em nossas Leis, exploramos o conceito de globalização, seus impactos na educação e as várias respostas a esses, emergindo novos paradigmas. A coleta de dados se deu através da análise documental, entrevistas e observações dos ambientes escolares. De posse dos dados estabelecemos duas categorias para a análise, a formação ética-cidadã dos alunos e a abordagem do tema transversal pelos professores da 8ª série. A análise revelou as contribuições da oficina para a formação ética-cidadã dos alunos e sua influência em algumas disciplinas. Porém, se constata os impactos das políticas neoliberais, a necessidade da formação contínua dos professores para a necessária mudança paradigmática. Sendo assim esta pesquisa busca contribuir na divulgação do trabalho com o tema transversal Ética nesse novo lócus de aprendizagem prática oficina . E oferecer subsídios que favoreçam a formação e a prática dos professores com o tema.por
dc.description.abstractThe globalized, neoliberal and postmodern society market imposes its law treating human beings as a commodity. As a result of this perversity, there is an exclusion of a large number of poor and miserable people. Adding to this, there are serious environmental problems that affect the Earth. We reached the limits of globalization and realize the prediction of the transition to a different sociocultural formation that tries to rediscover our human condition. Ethics is one of the central topics in the humanization of people and in resolving the economic and social crisis. So the Workshop of Philosophy in Full-Time Public School becomes an important space for the teaching-learning process of a human life. In their curriculum organization, it works "Ethics" as the guiding axle and main content. In the research, we made two points: how far does the Workshop of Philosophy contributes to the ethical formation of citizen-students? And what is its contribution to the other curriculum components in working with this theme? This study is characterized as qualitative research, to delimit the study of fact. Research subjects were 05 teachers of 8th grade and 10 students and 05 of the 8th grade and 05 of the 1st grade in high school. On the way, we looked for theoretical training in the ethics of human beings at all times emphasizing the indispensable concepts. We listed the ethical principles based on our laws; we explored the concept of globalization, its impacts on education and the various answers to these, emerging new paradigms. The data collection was through documentary analysis, interviews and observations of school environments. From the data, we have two categories for analysis: training, ethics and citizenship of students and the cross subject approach by teachers of the 8th grade. The analysis revealed the contributions of the workshop for the training of ethics-citizen students and their influence on some subjects. However, there is the impact of neoliberal policies and the need for continuous training of teachers to the necessary paradigm change. Therefore this research tries to contribute to the dissemination of the work on the theme by offering new cross Ethics locus for learning practical "workshop", and also providing subsidies to encourage the formation and practice of teachers about the subject.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISIS REGINA_DISSERTACAO_publicacao.pdf: 670032 bytes, checksum: 96ca717a3629649c8868e741347e2b93 (MD5) Previous issue date: 2009-08-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1939/ISIS%20REGINA_DISSERTACAO_publicacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.subjectTema transversalpor
dc.subjectOficinapor
dc.subjectFormação ética-cidadãpor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subjectCross themeeng
dc.subjectWorkshopeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectEthical citizeneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleÉtica numa escola pública de tempo integralpor
dc.title.alternativeEthics in a Full-Time State Schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISIS REGINA_DISSERTACAO_publicacao.pdf654,33 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.