Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCiabattari, Milene Aparecida Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2321149095326542por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Schmidt, Ivone Tambelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360256846908659por
dc.contributor.referee2Muller, Veronica Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3629354425731873por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:11Z-
dc.date.available2010-11-25-
dc.date.issued2010-08-30-
dc.identifier.citationCIABATTARI, Milene Aparecida Elias. Statute of Children and Adolescent: a reading in the school. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/803-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, Linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo analisar, no ambiente escolar, a compreensão de professores e alunos do Ensino Fundamental sobre Cidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Utilizou-se metodologia de natureza qualitativa, foram sujeitos da pesquisa quatro professores e seis alunos de 8ª série, todos adolescentes, com idades entre 14 e 15 anos. Para a coleta de dados recorremos à conversação - tanto com os professores quanto com os alunos e à produção escrita dos alunos a partir de temas relacionados à cidadania. Para a análise os dados foram agrupados em três segmentos: percepção do ambiente escolar; concepção dos sujeitos do conceito de cidadania; conhecimento que os sujeitos revelam ter sobre o ECA. Os resultados indicaram que a escola analisada possui ações de integração entre alunos, professores e comunidade. Os sujeitos relacionam o conceito de Cidadania a direitos e deveres, e principalmente a ações solidárias. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é parcialmente conhecido, seu conteúdo é muitas vezes mal interpretado e pouco popularizado devido à linguagem formal e a estrutura jurídica. A divulgação e estudo do estatuto foram apontados pelos sujeitos como importante instrumento para construção da cidadania.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research developed at the Masters in Education Program, Line of research 2 - Training and Teaching Practice of Professional Teaching, from University of Oeste Paulista. This present study has got as aim to examine, in the school environment, the comprehension of the teachers and elementary school students about citizenship and the Statute of Children and Adolescent. A qualitative methodology was used, the subjects of the research were four teachers and six students from 8th grade, all teenagers, aged between 14 and 15 years old. For data collection we relied on the conversation - both with teachers and with students - and the written production of the students from themes related to citizenship. For analysis, data were grouped into three segments: the perception of school environment; conception of the subjects about citizenship concept, knowledge that subjects reveal to have about the ECA. The results indicated that the analyzed school has got actions of integration among students, teachers and community. The subjects relate to the concept of citizenship rights and duties, and especially the solidarity actions. The Statute of Children and Adolescents (ECA) is partially known, its content is often misunderstood and not very popularized due to the formal language and legal structure. The dissemination and study of the statute were indicated by the subjects as important instrument for building the citizenship.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 2674662 bytes, checksum: b4823aeeb9c2b5f0441f70767ff0bc8f (MD5) Previous issue date: 2010-08-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1892/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEstatuto da Criança e do Adolescentepor
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectStatute of Children and Adolescenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleCidadania e o Estatuto da Criança e do Adolescente: uma leitura na escolapor
dc.title.alternativeStatute of Children and Adolescent: a reading in the schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf2,61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.