Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Marcelo José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3838129052361559por
dc.contributor.advisor1Scheide, Tereza de Jesus Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020376102015334por
dc.contributor.referee1Freitas Júnior, Ismael Forte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4284333955006772por
dc.contributor.referee2Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:11Z-
dc.date.available2011-01-19-
dc.date.issued2010-11-25-
dc.identifier.citationALVES, Marcelo José. The Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary school. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/807-
dc.description.resumoA educação formal, realizada nas escolas, sofre com a crescente fragmentação e especialização das disciplinas, o que dificulta a construção do conhecimento contextualizado, que contemple as necessidades da formação integral do aluno. A interdisciplinaridade, busca desenvolver, por meio da ação docente, a globalização e a significação do conhecimento, rompendo com os limites das disciplinas na busca de uma interação que permita a cooperação de conteúdos, métodos e conceitos. A Educação Física por suas características e conteúdos específicos, vem assumir sua responsabilidade educacional colaborando neste processo. A presente pesquisa, intitulada A Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamental , teve como objetivos analisar os conhecimentos e as ações interdisciplinares implementadas por professoras do ensino fundamental, analisar ações interdisciplinares propostas para as professoras de 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental e o professor de Educação Física, além de verificar a influência deste trabalho interdisciplinar na ação docente. O estudo se desenvolveu por meio de uma pesquisa-ação, pautada na organização e sistematização de ações interdisciplinares e posterior análise de conteúdo extraído de entrevistas. Os resultados deste trabalho apontaram para a melhoria da prática, sustentada por uma melhor organização e sistematização das ações interdisciplinares em parceria com o professor de Educação Física. Foi possível concluir que a Educação Física colaborou positivamente nas ações interdisciplinares, auxiliando o trabalho docente das professoras do ensino fundamental.por
dc.description.abstractFormal education held in schools, it suffers from increasing fragmentation and specialization of disciplines, which complicates the construction of contextual knowledge, that addresses the needs of the education of the student. The interdisciplinary, seeks to develop, through teaching activities, globalization and the significance of knowledge, breaking the boundaries of disciplines in search of an interaction that allows the cooperation of content, methods and concepts. Physical education for their specific content and features, has to take responsibility collaborating on this educational process. This research, entitled "Physical Education in the school context: an interdisciplinary experience in elementary education ", aimed at analyzing the knowledge and interdisciplinary activities implemented by elementary school teachers, analyze interdisciplinary activities proposed for the teachers of 3rd and 4th grade Elementary School and Professor of Physical Education, and check the influence of this interdisciplinary work in the classroom. The study was undertaken through an action research, based on the organization and systematization of interdisciplinary activities and later extracted from the content analysis interviews. These results pointed to the improvement of practice, underpinned by a better organization and systematization of interdisciplinary activities in partnership with the Physical Education teacher. It was concluded that physical education contributed positively in interdisciplinary activities, assisting the teaching of elementary school teachers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCELO_12_01_2011.pdf: 317573 bytes, checksum: 0b3c5cc9b30a186151b06e8ed9ee7411 (MD5) Previous issue date: 2010-11-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1931/MARCELO_12_01_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInterdisciplinaridade. Prática Docente. Educação Físicapor
dc.subjectInterdisciplinarity. Practice Teaching. Physical Educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA Educação Física no contexto escolar: uma experiência interdisciplinar no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeThe Physical Education in the educational context: an interdisciplinary experience on elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELO_12_01_2011.pdf310,13 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.