Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJosé, Jaqueline de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4060286315541166por
dc.contributor.advisor1Gitahy, Raquel Rosan Christino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170926949956746por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Araújo, Doracina de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083791584012105por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:11Z-
dc.date.available2011-01-31-
dc.date.issued2010-11-24-
dc.identifier.citationJOSÉ, Jaqueline de Souza. The use of the technologies of the information and communication in the practical one of professors of the city of Jose Bonifácio SP. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/809-
dc.description.resumoO presente trabalho é fruto de uma pesquisa que investigou a compreensão que os professores de escola pública estadual têm da utilização da tecnologia da informação e comunicação na prática docente. Nesta perspectiva, foram estudados contextos, processos, fatores, disponibilidade de recursos computacionais e resultados da introdução da Informática educacional nas escolas. A análise e a discussão dos dados foram feitas à luz de contribuições teóricas que subsidiam o paradigma educacional emergente , especialmente relacionadas à tecnologia da informação e comunicação aplicada ao ensino e à formação de professores. Tratou-se de uma pesquisa fundamentalmente de caráter qualitativo que envolveu a prática e a familiaridade das ferramentas computacionais de um coordenador pedagógico e oito professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual de ensino da cidade de José Bonifácio - SP. As ações elaboradas para esta pesquisa desenvolveram-se por meio de seis encontros presenciais de 2 horas cada e 18 horas de trabalho a distância (on-line), perfazendo-se um total de 30 horas, com a utilização da plataforma de Ensino a distância denominada TelEduc . Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram questionários estruturados, encontros presenciais reflexivos, realização das atividades propostas no ambiente de Ensino a distância. A análise das informações obtidas permitiu concluir que a falta de habilidade com equipamentos computacionais e a ausência de um planejamento para o uso dos recursos computacionais apresentam-se como entraves na utilização da Sala Ambiente de Informática (SAI).por
dc.description.abstractThe present study is fruit of a research in which we investigated the comprehension that public school teachers have towards the use of computers in teaching. In this perspective we investigated the contexts, processes, factors, computational resources availability and the results of the educational computing introduction in schools. The data analysis and discussions were based on the theoretical contributions that subside the emergent educational paradigm, specially towards computers in teaching and teachers formation. It is a qualitative research which involved the practice and computer acquaintance of one pedagogic coordinator and eight elementary school teachers of a public school in the city of José Bonifácio, state of São Paulo. The research actions were developed in six two-hour meetings and eighteen hours of distant work (online), completing thirty hours. For this a distant teaching gallery called TelEduc was used. In order to collect the data we used structured questionnaires, reflexive meetings and the fulfillment of activities in the distant teaching environment. The analysis of the information led to the conclusion that the lack of ability with computers and the absence of a computational use planning characterized an obstacle in the application of the Computational Environment Room (CER).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JAQUELINE_DISSERTACAO_2011.pdf: 4393733 bytes, checksum: fe7f4c861e196210c0c97bc6a7d91d42 (MD5) Previous issue date: 2010-11-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1947/JAQUELINE_DISSERTACAO_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação de professores. Informática educacional. Ensino a distância. Paradigma emergente. TelEduc.por
dc.subjectTeacher formation. Educational computing. Distant teaching. Emergent paradigm. TelEduc.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA utilização das tecnologias da informação e comunicação na prática de docentes do município de José Bonifácio - SPpor
dc.title.alternativeThe use of the technologies of the information and communication in the practical one of professors of the city of Jose Bonifácio SPeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAQUELINE_DISSERTACAO_2011.pdf4,29 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.