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Tipo do documento: Dissertação
Título: As produções textuais dos alunos de quarta série do ensino fundamental: o que revelam sobre a prática docente
Título(s) alternativo(s): The fourth grade students` textual productions in the fundamental education: what they reveal about the teaching practice
Autor: Barbieri, Ruth Maria Gonçalves 
Primeiro orientador: Barros, Helena Faria de
Primeiro membro da banca: Parisotto, Ana Luzia Videira
Segundo membro da banca: Menin, Ana Maria da Costa Santos
Resumo: A frequência com que diversos pesquisadores realizam estudos para entender os mecanismos de apropriação, pelas crianças, da leitura e escrita, e a relevância dos procedimentos didáticos em promover esta competência básica durante os primeiros anos escolares apontam a necessidade de relacionar o conhecimento teórico já produzido com as práticas diárias em sala de aula. O que se observa, geralmente, é que muitos professores não conseguem propor atividades de produção escrita subsidiados pelo conhecimento teórico sobre o assunto, foco de muitos cursos de formação continuada dos quais participam. A partir do levantamento bibliográfico realizado, pretendeu-se analisar os enunciados (consignas) de atividades de produção textual elaboradas pelo professor de uma 4ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública de uma cidade do interior do estado de São Paulo, e relacioná-las às produções textuais escritas dos alunos. Procurou-se compreender as questões relevantes que permeiam produções escritas de professor e alunos, com a intenção de identificar influências de concepções e procedimentos pedagógicos arraigados na rotina dos enunciados e comandas das atividades elaboradas pelo professor, bem como verificar se essas influências contribuem ou não para a qualidade dos textos infantis. Por meio de estudo de caso, a pesquisa de caráter qualitativo foi embasada pela epistemologia histórico-dialética que evidencia a influência das relações sociais na dinâmica dos aprendizados individuais, constou de coleta e análise de dados. Os procedimentos para a coleta de dados foram: seleção de propostas de atividades de produção textual elaborada pelo professor; seleção de textos relativos às atividades selecionadas produzidas pelos alunos; entrevista, a partir de um roteiro, com o professor. Os procedimentos de análise dos dados foram: realização de um registro acerca da ocorrência de características procedimentais e atitudinais implícitas ou explícitas nas consignas do professor bem como na entrevista; realização de um registro acerca da ocorrência de características procedimentais e atitudinais implícitas ou explícitas nos textos dos alunos. A partir do confronto entre os textos verificou-se que há influência das práticas escritas carregadas de significação dos professores na qualidade da produção escrita dos alunos, uma vez que informações importantes referentes ao gênero de texto a ser produzido não foram contempladas pelo professor nas suas próprias consignas. Acredita-se que os resultados deste estudo poderão desencadear uma futura interferência nos modelos analisados com vistas à ampliação da visão crítica da realidade dos atores a que se referem a pesquisa, levando-lhes questionamentos referentes à sua atuação profissional e à sua situação como agentes historicamente constituídos com possibilidades de escolhas, trocas e transformações. Também, espera-se que, ainda que de modo incipiente, o resultado do trabalho possa contribuir com as reflexões abordadas pela linha de pesquisa acadêmica a que este se refere.
Abstract: The frequency that several researchers have realized studies to understand the reading and writing appropriation mechanisms, by children, and the didactic procedures importance to apply this basic competency during the first school years have indicated the necessity to relate the theoretical knowledge already produced to daily practices in classroom. It can generally notice that a lot of teachers haven t gotten to propose written production activities subsidized by the theoretic knowledge about the subject, focus in many courses about continued formation in which they have participated. From the bibliographical study achieved, it was intended to analyze the enunciations (statements) of the textual production activities elaborated by a public school teacher in a fourth grade in the Fundamental Education in the countryside of São Paulo, and relate them to the students` written textual productions. It was tried to understand the relevant questions that have permeated the teachers` and students ` written textual productions with the intention to identify conception influences and didactic procedures rooted in the routine of the enunciations and commands in the activities organized by the teacher, as well as to check if these influences have contributed or not to the quality of the children s texts. By means of case study, the research in a qualitative way was based by the historical-dialectic epistemology that evidences the social relations influence on the dynamics of the individual apprenticeships, consisted of gathered and analyzed data. The procedures for the data gathering were: proposal selections for textual production activities elaborated by the teacher; text selection concerning the selected and produced activities by the students; interview, using a guide text, with the teacher. Procedures for the data analysis were: realization of an entry about the occurrence of proceeding and attitude characteristics implicit or explicit in the teacher s statements as well as in the interview; realization of an entry about the occurrence of proceeding and attitude characteristics implicit or explicit in the students` texts. Based on the comparison among texts verified that there is the influence of the teachers` written practices full of meanings in the students` written productions quality, whereas important information concerning the textual gender to be produced wasn t considered by the teacher in his own statements. It is believed that the results of this study can cause a future interference in the analyzed patterns having as an aim the ampliation of the critical sight of the actors` reality whom the research refers to, directing them questions related to their professional performance and their situation as historically constituted agents with choice, exchange and transformation possibilities. It also expecting that, though in an incipient way, the result of the work can contribute with the reflections studied by the line of the work can contribute with reflections studied by the line of academic research to this study refers.
Palavras-chave: Prática Docente
Mediação
Produção Textual
Teaching Practice
Mediation
Textual Production
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: BARBIERI, Ruth Maria Gonçalves. The fourth grade students` textual productions in the fundamental education: what they reveal about the teaching practice. 2009. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/810
Data de defesa: 18-Dez-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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