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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepções dos recém formados do curso de odontologia da Unoeste sobre a competência Atenção à Saúde descrita nas Diretrizes Curriculares Nacionais
Título(s) alternativo(s): UNOESTE dentistry course newly graduates perceptions of the ability health care described in the national curricular guidelines
Autor: Coelho, Cláudia de Oliveira Lima 
Primeiro orientador: Santos Filho, José Camilo dos
Primeiro membro da banca: Schmidt, Ivone Tambelli
Segundo membro da banca: Morita, Maria Celeste
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Odontologia descrevem o perfil profissional e as competências que o profissional deve adquirir em sua formação. O objetivo geral da pesquisa foi verificar as percepções dos profissionais que concluíram o curso de Odontologia da Unoeste, nos anos de 2007, 2008 e 2009, sobre a aquisição da competência geral Atenção à Saúde descrita nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Odontologia. O questionário estruturado quantitativo, contendo 29 questões formuladas com base no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais foi enviado por e-mail aos egressos. A maioria dos egressos (96,4%) relata que se sentem capazes de atender às necessidades de atenção à saúde nas comunidades em que estão inseridos, considerando que a contribuição do curso para a capacidade de compreender, analisar problemas (77,8%), propor soluções para estes (71,4%) e tomar decisões (57,1%) foi contribuição plena. Dentre as ações de prevenção e promoção de educação bucal os pontos melhores avaliados foram o preparo para trabalhar em equipe, desenvolvendo ações conjuntas de promoção e proteção à saúde bucal e as ações educativas para clientelas específicas e a aplicação de métodos de prevenção e promoção de saúde relacionados às principais doenças bucais. Os pontos com avaliação mais frágil foram as percepções sobre o preparo para desenvolver ações de educação para saúde bucal, para participar dos programas governamentais de promoção e proteção à saúde bucal, para reconhecer os principais fatores relacionados à etiologia, epidemiologia, níveis de prevenção e formas de controle das principais doenças bucais. A contribuição da prática docente na formação de princípios éticos e bioéticos foi considerada plena por 67% dos egressos. O tratamento restaurador com técnicas de dentística, tratamento endodôntico estão entre as competências de reabilitação bucal com melhores avaliações. Entre as competências de mais baixa avaliação estão o preparo para realizar tratamento reabilitador com uso de próteses, preparo para realizar tratamento cirúrgico através de exodontias, preparo para realizar tratamento periodontal e realizar tratamento ortodôntico preventivo. A análise das respostas encontradas ressaltou a importância da pesquisa com egressos na adequação para melhorar a aderência do curso de Odontologia às Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa mostrou, segundo a opinião dos egressos, as fragilidades e pontos fortes do curso, e essas serão encaminhadas ao Núcleo Docente Estruturante para aprimoramento do Projeto Pedagógico.
Abstract: The National Curricular Guidelines (NCG) for the dentistry course describe the professional skills and profile that dentistry undergraduate students must acquire in their formation. The overall objective of the research was to verify the perceptions of professionals who completed the course of dentistry at Unoeste, in 2007, 2008 and 2009 regarding the acquisition of the general ability "Health Care" described in NCG to this course. A structured questionnaire, containing 29 questions based on the text of the National curriculum guidelines was submitted by email to graduates. Most of them (96.4%) report that they feel able to meet the needs of health care in the communities in which they are inserted, whereas the contribution of the course to the ability of understanding and analyzing problems (77.8%), proposing solutions (71.4%) and decisions (57.1%) was fully achieved. In relation to prevention and promotion of oral health education, the skills best evaluated were team work preparation, development of group actions for promoting and protecting oral health and educational actions for specific clienteles, and application of methods of prevention and health promotion related to the main oral diseases. Skills with more fragile evaluation were perceptions about developing actions for oral health education, participation in government programs for the promotion and protection to dental health, recognition of key factors related to the etiology, epidemiology levels of prevention and control of major mouth diseases. Sixty eight percent of the students consider that the faculty fully contributes to the formation of ethical and bioethical principles. The restorative treatment with operative dental techniques and endodontic treatment were among the best oral rehabilitation skills evaluated. Among the lowest evaluation skills there was the preparation to perform rehabilitator treatment using dental prostheses, surgical treatment using exodontias, periodontal treatment and performing preventive orthodontic treatment. The analysis of the responses emphasized the importance of research with undergraduates in order to improve the adhesion to the National Curriculum Guidelines. The survey showed, according to the opinion of graduates, the weaknesses and strengths of the course and these will be forwarded to the core Faculty for enhancement of structuring teaching projects.
Palavras-chave: Educação em Odontologia
Diretrizes Curriculares Nacionais
Atenção à saúde
Dentistry education
National Curriculum Guidelines
Health Care.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: COELHO, Cláudia de Oliveira Lima. UNOESTE dentistry course newly graduates perceptions of the ability health care described in the national curricular guidelines. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/812
Data de defesa: 15-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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