???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/814
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A investigação e produção de conhecimentos matemáticos com significado na EJA: aprendizagem escolar e o cotidiano na formação de Jovens e Adultos |
Título(s) alternativo(s): | The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults |
Autor: | Mattara, Irmes Mary Moreno Roque |
Primeiro orientador: | Ruiz, Adriano Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Scheide, Tereza de Jesus Ferreira |
Segundo membro da banca: | Miotto, Wanda Darin |
Resumo: | Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A presente pesquisa teve por objetivo investigar, na perspectiva da etnomatemática, formas de ensinar e aprender matemática na EJA, relacionando conhecimentos empíricos (do cotidiano) com conhecimentos escolares. Trata-se de pesquisa descritiva, com enfoque teórico-crítico de caráter qualitativo e o seu delineamento se caracteriza por uma pesquisa-ação. Com a finalidade de conhecer os sujeitos da pesquisa e seus estilos cognitivos na busca da aprendizagem significativa, houve uma entrevista-piloto com vinte e três alunos, matriculados no segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos e desse grupo cinco participaram da resolução de situações-problema destinadas à coleta de dados. Os resultados indicaram que a aprendizagem escolar de matemática com significado é possível, desde que ocorra o processo de construção de conhecimento contextualizado, tomando-se como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, adquiridos nas experiências vividas nos diferentes ambientes de aprendizagem (intra e extra-escolar), respeitando-se o contexto sócio-histórico-cultural dos aprendizes, dentro de um contexto educativo pautado no diálogo e na reflexão. |
Abstract: | This dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, research line 2 - Training and Educational Professional Practice Professor, University of Oeste Paulista. This study aimed to investigate the perspective of Ethnomathematics, ways of teaching and learning mathematics in Youth and Adults Education, relating empirical knowledge (everyday) with school knowledge. It is descriptive research, with focus theoretical-critical of qualitative character and its design is characterized by an action research. In order to know the subjects and their cognitive styles in the pursuit of meaningful learning, a pilot interview had been done with twenty-three students registered in the second segment of Youth and Adults Education and five of this group attended the resolution of the situations-problem that was designed for data collecting. The results indicated that the mathematics school learning with meaning is possible, since the process of constructing knowledge in context occur, by taking as a starting point the students prior knowledge, the experiences acquired in different places of learning , respecting the socio-historical-cultural context of learners within an educational context ruled in dialogue and reflection. |
Palavras-chave: | Etnomatemática Educação de Jovens e Adultos Aprendizagem Significativa Ethnomathematics Youth and Adults Education Meaningful learning |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | MATTARA, Irmes Mary Moreno Roque. The reserch and production of mathematical knowledge with meaning in Youth and Adults Education: school learning and everyday life in the training of young people and adults. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/814 |
Data de defesa: | 25-Aug-2010 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao.pdf | 704,23 kB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.