Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/815
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Contribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação das Crianças: Perspectiva Dialética ou Dialógica? |
Título(s) alternativo(s): | Contributions by the Matthew Lipman philosophy for the children education: a Dialectics or Dialogic perspective? |
Autor: | Caetano, Wagner Aparecido |
Primeiro orientador: | Bertan, Levino |
Primeiro membro da banca: | Brocanelli, Cláudio Roberto |
Segundo membro da banca: | Silva, Lindolpho Antonio da |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica sobre a inserção da Filosofia na grade curricular do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a importância da filosofia na construção do conhecimento significativo, assim como algumas de suas peculiaridades quanto ao tema Ensino e Aprendizagem. O problema motivador é a análise de um material didático que apresenta-se como um novo paradigma, pois propõe-se a ensinar filosofia para crianças sob a justificativa de que esta será o fundamento e facilitadora de todo tipo de conhecimento a ser adquirido posteriormente. O criador deste material é o filósofo norte-americano Matthew Lipman, e seu material é intitulado Filosofia para Crianças Educação para o Pensar. A análise realizada nos primeiros livros didáticos de Lipman, direcionados às séries iniciais, tem uma pretensão: identificar se sua literatura, material didático, é dialético ou dialógico. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos a essa pesquisa realizamos um estudo histórico-conceitual sobre a dialética, estabelecendo sua relação direta com a questão do ensino. As inferências desta análise encontram-se nos subtítulos finais deste trabalho, onde realizamos as discussões que aproximam o material didático analisado das metodologias dialética e dialógica, optando por uma destas como sendo predominante no mesmo material. Como conclusão, este trabalho identificou que o material didático de Lipman é mais próximo da metodologia dialógica - conversação que é acompanhada por princípios da coerência lógica -, do que dialética - conversação caracterizada pela contraposição de idéias, embora em alguns momentos ambas se completam, como, por exemplo, na práxis do Programa de Lipman. |
Palavras-chave: | Filosofia. Educação de crianças. Dialética e dialógica
Lipman, Matthew, 1923- Philosophy. Children education. Dialectics. Dialogic. Lipman, Matthew, 1923- |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | CAETANO, Wagner Aparecido. Contributions by the Matthew Lipman philosophy for the children education: a Dialectics or Dialogic perspective?. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/815 |
Data de defesa: | 2-Set-2010 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf | 241,93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.