Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/815
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaetano, Wagner Aparecido-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3114029898555914por
dc.contributor.advisor1Bertan, Levino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2769738085234668por
dc.contributor.referee1Brocanelli, Cláudio Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2191863873314415por
dc.contributor.referee2Silva, Lindolpho Antonio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9004812591795154por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:12Z-
dc.date.available2011-02-23-
dc.date.issued2010-09-02-
dc.identifier.citationCAETANO, Wagner Aparecido. Contributions by the Matthew Lipman philosophy for the children education: a Dialectics or Dialogic perspective?. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/815-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma abordagem teórica sobre a inserção da Filosofia na grade curricular do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a importância da filosofia na construção do conhecimento significativo, assim como algumas de suas peculiaridades quanto ao tema Ensino e Aprendizagem. O problema motivador é a análise de um material didático que apresenta-se como um novo paradigma, pois propõe-se a ensinar filosofia para crianças sob a justificativa de que esta será o fundamento e facilitadora de todo tipo de conhecimento a ser adquirido posteriormente. O criador deste material é o filósofo norte-americano Matthew Lipman, e seu material é intitulado Filosofia para Crianças Educação para o Pensar. A análise realizada nos primeiros livros didáticos de Lipman, direcionados às séries iniciais, tem uma pretensão: identificar se sua literatura, material didático, é dialético ou dialógico. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos a essa pesquisa realizamos um estudo histórico-conceitual sobre a dialética, estabelecendo sua relação direta com a questão do ensino. As inferências desta análise encontram-se nos subtítulos finais deste trabalho, onde realizamos as discussões que aproximam o material didático analisado das metodologias dialética e dialógica, optando por uma destas como sendo predominante no mesmo material. Como conclusão, este trabalho identificou que o material didático de Lipman é mais próximo da metodologia dialógica - conversação que é acompanhada por princípios da coerência lógica -, do que dialética - conversação caracterizada pela contraposição de idéias, embora em alguns momentos ambas se completam, como, por exemplo, na práxis do Programa de Lipman.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf: 247736 bytes, checksum: a77cea9fa019f598329d39fd6cfa1b6f (MD5) Previous issue date: 2010-09-02eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1945/WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia. Educação de crianças. Dialética e dialógica Lipman, Matthew, 1923-por
dc.subjectPhilosophy. Children education. Dialectics. Dialogic. Lipman, Matthew, 1923-eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
dc.titleContribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação das Crianças: Perspectiva Dialética ou Dialógica?por
dc.title.alternativeContributions by the Matthew Lipman philosophy for the children education: a Dialectics or Dialogic perspective?eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf241,93 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.