Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/815
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Caetano, Wagner Aparecido | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3114029898555914 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bertan, Levino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2769738085234668 | por |
dc.contributor.referee1 | Brocanelli, Cláudio Roberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2191863873314415 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Lindolpho Antonio da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9004812591795154 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:12Z | - |
dc.date.available | 2011-02-23 | - |
dc.date.issued | 2010-09-02 | - |
dc.identifier.citation | CAETANO, Wagner Aparecido. Contributions by the Matthew Lipman philosophy for the children education: a Dialectics or Dialogic perspective?. 2010. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/815 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta uma abordagem teórica sobre a inserção da Filosofia na grade curricular do Ensino Fundamental. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre a importância da filosofia na construção do conhecimento significativo, assim como algumas de suas peculiaridades quanto ao tema Ensino e Aprendizagem. O problema motivador é a análise de um material didático que apresenta-se como um novo paradigma, pois propõe-se a ensinar filosofia para crianças sob a justificativa de que esta será o fundamento e facilitadora de todo tipo de conhecimento a ser adquirido posteriormente. O criador deste material é o filósofo norte-americano Matthew Lipman, e seu material é intitulado Filosofia para Crianças Educação para o Pensar. A análise realizada nos primeiros livros didáticos de Lipman, direcionados às séries iniciais, tem uma pretensão: identificar se sua literatura, material didático, é dialético ou dialógico. Com a finalidade de alcançar os objetivos propostos a essa pesquisa realizamos um estudo histórico-conceitual sobre a dialética, estabelecendo sua relação direta com a questão do ensino. As inferências desta análise encontram-se nos subtítulos finais deste trabalho, onde realizamos as discussões que aproximam o material didático analisado das metodologias dialética e dialógica, optando por uma destas como sendo predominante no mesmo material. Como conclusão, este trabalho identificou que o material didático de Lipman é mais próximo da metodologia dialógica - conversação que é acompanhada por princípios da coerência lógica -, do que dialética - conversação caracterizada pela contraposição de idéias, embora em alguns momentos ambas se completam, como, por exemplo, na práxis do Programa de Lipman. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf: 247736 bytes, checksum: a77cea9fa019f598329d39fd6cfa1b6f (MD5) Previous issue date: 2010-09-02 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1945/WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Filosofia. Educação de crianças. Dialética e dialógica Lipman, Matthew, 1923- | por |
dc.subject | Philosophy. Children education. Dialectics. Dialogic. Lipman, Matthew, 1923- | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | por |
dc.title | Contribuições da Filosofia de Matthew Lipman para a Educação das Crianças: Perspectiva Dialética ou Dialógica? | por |
dc.title.alternative | Contributions by the Matthew Lipman philosophy for the children education: a Dialectics or Dialogic perspective? | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WAGNER_CAETANO_DISSERTACAO_08_12_2010.pdf | 241,93 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.