Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento Filho, Francisco Barbosa do | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4305827645238700 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ruiz, Adriano Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 | por |
dc.contributor.referee1 | Thomaz, Rosangela Custodio Cortez | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9063800080265540 | por |
dc.contributor.referee2 | Dias, Carmen Lúcia | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5779371067985868 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:12Z | - |
dc.date.available | 2011-05-09 | - |
dc.date.issued | 2011-02-24 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO FILHO, Francisco Barbosa do. Dialogue with graduated students from Tourism Course at UNOESTE: An auto-evaluation way.. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/816 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa teve como objetivo investigar a forma como os egressos do Curso de Turismo da Unoeste percebem o papel que o curso desempenhou na sua formação profissional. A pesquisa caracterizou-se como quanti-qualitativa, envolvendo 48 egressos do curso de Turismo, com ênfase em Hotelaria, da Unoeste. Para a coleta de dados recorreu-se a um questionário com perguntas fechadas e com perguntas abertas. Em relação aos resultados, a pesquisa trouxe importantes informações para o processo reflexivo de autoavaliação, por exemplo: enquanto eram alunos, a maioria nutria expectativa da inserção do profissional na área de turismo; hoje, como egressos, a metade está fora da área do bacharelado; apenas 33,3% dos egressos manifestaram-se como plenamente satisfeitos com o curso. Ao sugerirem mudanças para melhorar o curso, o foco foi em atividades práticas, parecendo traduzir uma visão tecnicista do Projeto Político Pedagógico do curso. Concluindo, o diálogo com os egressos é fundamental para a renovação das linhas de pensamento do curso, trazendo perguntas desafiadoras. | por |
dc.description.abstract | This work is the result of a research developed in the Master Program of Education, search line 2 Pedagogical Formation and Practice of Teacher from Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. The research aimed to investigate how the graduated students from Tourism Course with emphasis in hotel, realized the role of their Course in their professional lives. The quantity-qualitative research involved 48 graduated students. The data were collected from a questionnaire with opened and closed questions. Concerning to the results, the search brought important information to a reflexive auto-evaluation process as: while students, the majority of them had expectations about the insertion of this professional in the tourism area, and nowadays, half of them are out of their professional area; only 33,3% declared absolutely satisfied with the course; in suggesting changes to improve the Course, the focus was in practical activities, apparently trying to translate a technician view of the Pedagogical Politic Project of the Course. Concluding, the dialogue with the graduated students was essential to renew the thought of the Course staff bringing challenge questions. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCISCO_DISSERTACAO_final Francisco.pdf: 1896886 bytes, checksum: af5492dff9b4dfd6836faec9c6072fc4 (MD5) Previous issue date: 2011-02-24 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1950/FRANCISCO_DISSERTACAO_final%20Francisco.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação do turismólogo | por |
dc.subject | autoavaliação | por |
dc.subject | diálogo com egresso | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Egress | eng |
dc.subject | auto-evaluation way | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Diálogo com os egressos do curso de Turismo da Unoeste: um percurso de autoavaliação. | por |
dc.title.alternative | Dialogue with graduated students from Tourism Course at UNOESTE: An auto-evaluation way. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO_DISSERTACAO_final Francisco.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.