Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/817
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fundamentos Esportivos de Futsal: o lúdico no processo ensino e aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Sports Grounds Futsal: the playful in the teaching and learning
Autor: Vieira, Anderson 
Primeiro orientador: Ruiz, Adriano Rodrigues
Primeiro membro da banca: Dias, Carmen Lúcia
Segundo membro da banca: Ferraz, Marcelo Antonio
Resumo: Esta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa teve como objetivo analisar possíveis contribuições de atividades lúdicas no ensino de fundamentos esportivos de futsal (condução da bola, domínio, passes, chute, marcação e regras). Para o seu desenvolvimento, foram utilizados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, com aplicação de entrevistas que contaram com a participação de 25 sujeitos, alunos do sexto ano do ensino fundamental, do período matutino, de uma instituição privada de ensino do município de Assis-SP. Os resultados indicaram que a adesão dos alunos com relação às atividades propostas ocorreu de maneira satisfatória. As atividades lúdicas apresentaram contextos favoráveis à participação e à interação, com aprendizagem de fundamentos técnicos de futsal. A análise dos dados permitiu concluir que a utilização de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física proporciona situações pedagógicas que despertaram a participação, a interação e o aprendizado dos alunos.
Abstract: This dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, research line 2 - Training and Teaching Practice, Professional Lecturer, University of Oeste Paulista. The research aimed to examine possible contributions of recreational activities in teaching fundamentals of sports futsal (driving the ball, field, passing, kicking, marking and rules). For its development, methodological procedures were used qualitative, with application of interviews that included the participation of 25 subjects, students from the sixth year of elementary school in the morning, a private university in the city of Assis-SP. The results indicated that the accession of students with respect to the proposed activities occurred satisfactorily. The recreational activities were circumstances favorable to participation and interaction, learning technical fundamentals of soccer. Data analysis showed that the use of recreational activities in physical education classes provide teaching situations that stimulated the participation, interaction and student learning.
Palavras-chave: Atividades lúdicas
fundamentos de futsal
participação e interação
aprendizagem
Recreational activities
fundamentals of soccer
participation and interaction
learning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: VIEIRA, Anderson. Sports Grounds Futsal: the playful in the teaching and learning. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/817
Data de defesa: 16-Dez-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf240,87 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.