Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/817
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Anderson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0034297720753454por
dc.contributor.advisor1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee1Dias, Carmen Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5779371067985868por
dc.contributor.referee2Ferraz, Marcelo Antonio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8791635067831079por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:12Z-
dc.date.available2011-03-25-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.citationVIEIRA, Anderson. Sports Grounds Futsal: the playful in the teaching and learning. 2010. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2010.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/817-
dc.description.resumoEsta dissertação é resultado de pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, linha de pesquisa 2 Formação e Prática Pedagógica do Profissional Docente, da Universidade do Oeste Paulista. A pesquisa teve como objetivo analisar possíveis contribuições de atividades lúdicas no ensino de fundamentos esportivos de futsal (condução da bola, domínio, passes, chute, marcação e regras). Para o seu desenvolvimento, foram utilizados procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, com aplicação de entrevistas que contaram com a participação de 25 sujeitos, alunos do sexto ano do ensino fundamental, do período matutino, de uma instituição privada de ensino do município de Assis-SP. Os resultados indicaram que a adesão dos alunos com relação às atividades propostas ocorreu de maneira satisfatória. As atividades lúdicas apresentaram contextos favoráveis à participação e à interação, com aprendizagem de fundamentos técnicos de futsal. A análise dos dados permitiu concluir que a utilização de atividades lúdicas nas aulas de Educação Física proporciona situações pedagógicas que despertaram a participação, a interação e o aprendizado dos alunos.por
dc.description.abstractThis dissertation is the result of research developed at the Masters in Education, research line 2 - Training and Teaching Practice, Professional Lecturer, University of Oeste Paulista. The research aimed to examine possible contributions of recreational activities in teaching fundamentals of sports futsal (driving the ball, field, passing, kicking, marking and rules). For its development, methodological procedures were used qualitative, with application of interviews that included the participation of 25 subjects, students from the sixth year of elementary school in the morning, a private university in the city of Assis-SP. The results indicated that the accession of students with respect to the proposed activities occurred satisfactorily. The recreational activities were circumstances favorable to participation and interaction, learning technical fundamentals of soccer. Data analysis showed that the use of recreational activities in physical education classes provide teaching situations that stimulated the participation, interaction and student learning.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao.pdf: 246653 bytes, checksum: 2ba5870591459d1e849a59c4cb3fb454 (MD5) Previous issue date: 2010-12-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1886/Dissertacao.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtividades lúdicaspor
dc.subjectfundamentos de futsalpor
dc.subjectparticipação e interaçãopor
dc.subjectaprendizagempor
dc.subjectRecreational activitieseng
dc.subjectfundamentals of soccereng
dc.subjectparticipation and interactioneng
dc.subjectlearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFundamentos Esportivos de Futsal: o lúdico no processo ensino e aprendizagempor
dc.title.alternativeSports Grounds Futsal: the playful in the teaching and learningeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf240,87 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.