Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPonciano, Deize Denise-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8204482304173015por
dc.contributor.advisor1Gebran, Raimunda Abou-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159647879596364por
dc.contributor.referee1Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.contributor.referee2Basílio, Valéria Cristina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119552867413960por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:13Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2011-04-14-
dc.identifier.citationPONCIANO, Deize Denise. History and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Paulo. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/821-
dc.description.resumoA população negra no Brasil sob o ponto de vista histórico, sempre foi colocada à margem da sociedade. O processo de implementação da Lei 10.639/2003 e outros dispositivos legais tornam obrigatórios o ensino da História e Cultura afro-brasileira e africana, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Este estudo se propôs a analisar como é desenvolvida e apresentada a História e Cultura afro-brasileira no Currículo do 6º ao 9ª anos de História do Estado de São Paulo, implementado a partir de 2008. A metodologia da pesquisa configurou-se como pesquisa qualitativa, centrada na análise documental do Currículo para ensino de História dos 6º ao 9° anos do ensino fundamental da rede oficial do Estado de São Paulo, publicada em 2009, dando ênfase às questões: diversidade cultural, valorização, respeito e preconceito racial. As análises revelaram que o Currículo não remete à atual situação do afro-brasileiro em nossa sociedade, sua importância na construção da História e Cultura brasileiras e, não propicia um debate consistente sobre a diversidade cultural, o preconceito e o racismopor
dc.description.abstractThe black population in Brazil from the historical point of view has always been placed on the margins of society. The process of implementation of Law 10639/2003 and other laws make mandatory the teaching of History and Culture african-brazilian and african, as contents to be inserted in all disciplines of the school curriculum, as well as discussions related to education of ethno-racial relationship. This study aims to examine how the story developed and presented in african-brazilian Curriculum Course 6th to 9th grade History of the State of São Paulo, implemented from 2008. Is being performed a qualitative study which will involve documentary analysis of the Curriculum for teaching History from the 6th to 9th grades of elementary school official of the State of Sao Paulo published in 2009 by emphasizing issues: cultural diversity, appreciation, respect and racial prejudice. The analyses revealed that the Curriculum is not the current situation of Afro-Brazilian in our society, its importance in the construction of the Brazilian History and Culture and provides a consistent debate on cultural diversity, prejudice and racismeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEIZE_PONCIANO_DISSERRACAO_3_05_2011.pdf: 799173 bytes, checksum: 606e6b1f383db16f0bddad01e85b7e21 (MD5) Previous issue date: 2011-04-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1944/DEIZE_PONCIANO_DISSERRACAO_3_05_2011.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Fundamental. Currículo. História. Cultura Afro-Brasileirapor
dc.subjectPrimary School. Curriculum. History. Afro-Brazilian Culture.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleHistória e Cultura Afro-Brasileiras no Currículo de História do 6º ao 9º anos, da Rede Oficial do Estado de São Paulopor
dc.title.alternativeHistory and Afro-Brazilian Culture in the Curriculum of History for 6th to 9th Grade Education Network Official State of São Pauloeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEIZE_PONCIANO_DISSERRACAO_3_05_2011.pdf780,44 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.