Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/826
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O ensino da ética no curso de enfermagem: um estudo de caso |
Título(s) alternativo(s): | Ethics teaching in the Nursing college course: a case study |
Autor: | Maia, Maria Rita Guimaraes |
Primeiro orientador: | Bertan, Levino |
Primeiro membro da banca: | Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa |
Segundo membro da banca: | Moreira, Elenira Aparecida Cunha |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem de 2001, apontam que o perfil desejado do egresso seja o de formação generalista, humanista, critica e reflexiva; com as competências gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente. Entre outras características, que também seja um profissional qualificado para o exercício de enfermagem com base no rigor científico, intelectual e pautado em princípios éticos. Cientes destas exigências é apresentada a pesquisa: O ENSINO DA ÉTICA NO CURSO DE ENFERMAGEM: UM ESTUDO DE CASO, que tem o objetivo de identificar como o ensino da ética é desenvolvido no curso de Enfermagem e analisar sua repercussão na prática profissional do enfermeiro, como subsídio para mudanças. É uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como abordagem metodológica o Estudo de Caso. Foi utilizado para a coleta de dados a entrevista reflexiva, semi-dirigida e semi-estruturada. A amostra é composta por um total de dez (10) ex-alunos, com idade acima de 18 anos, de ambos os sexos, que estejam atuando como enfermeiros na cidade de Presidente Prudente (SP), formados após 2003, período de alteração dos conteúdos curriculares da disciplina de Exercício de Enfermagem. Para operacionalizar a análise das informações e apoiados pelo referencial proposto por Bardin (2008), os dados foram ordenados através da transcrição de gravações, releitura do material e organização; sendo posteriormente classificados nos eixos: ética, ensino da ética e repercussão na prática profissional e categorizados em: família, escola, atitudes, metodologias, legislação, disciplina, respeito, sigilo e segurança, resultando na proposta de que a ética seja inserida transversalmente em toda a grade curricular e que os métodos de ensino sejam fundamentados no contexto social do aluno e da enfermagem |
Abstract: | The national curriculum guidelines of the nursing graduation course of 2001 emphasizes that the desired professional profile is of a general, humanist, critic and reflexive formation with the general competences related to health attention, decision making, communication, leadership, administration, management and continuing education. Among other characteristics, a qualified professional who performs the nursing function based on the scientific and intellectual precision and also according to the ethics principles. Aware of these demands, we present the research: Ethics Teaching in the Nursing College Course: a case study, with the objective of identifying how ethics teaching is developed in the nursing course and analyzing its repercussion in the professional practice of the nurse to get subsidy for changes. The research was developed using the case study methodology approach. To collect data we used the reflexive, demi-directed and demi-structured interview. The sample is composed of ten ex-students with ages over eighteen, both genders, who are nurses in Presidente Prudente city (SP) and graduated after 2003, year when the Nursing Practices subject curriculum went through changes. To analyze the data collected and based on the Bardin (2008) references, the information was organized through recording scripts, reading and analyses of the material and, then, classified in the topics: ethics, ethics teaching and repercussion in the professional practice. The categories used were: family, school, attitudes, methodologies, legislation, discipline, respect, secret and security, getting to the conclusion that ethics should be inserted in the whole curriculum and that the teaching methods should be based in the social context of the student and the Nursing. |
Palavras-chave: | Diretriz Curricular Educação em enfermagem Ética Prática profissional do enfermeiro National Curriculum Guidelines Nursing education Ethics Professional practice of the nurse |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade do Oeste Paulista |
Sigla da instituição: | UNOESTE |
Departamento: | Ciências Humanas |
Programa: | Mestrado em Educação |
Citação: | MAIA, Maria Rita Guimaraes. Ethics teaching in the Nursing college course: a case study. 2011. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/826 |
Data de defesa: | 8-Jul-2011 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA RITA_DISSERTACAO_25_05_2011.pdf | 236,7 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.