Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Emerson José Lima da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7989912174029923 | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Helena Faria de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8095414243459190 | por |
dc.contributor.referee1 | Lima, José Milton de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7758444123838079 | por |
dc.contributor.referee2 | Ruiz, Adriano Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 | por |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T17:54:14Z | - |
dc.date.available | 2011-07-08 | - |
dc.date.issued | 2011-05-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Emerson José Lima da. The school physical education teacher s practice: perspectives of inclusion. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/827 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, intitulada A prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusão pertencente à linha de pesquisa de formação e prática pedagógica do profissional docente do programa de mestrado em educação da Universidade do oeste Paulista de Presidente Prudente SP procurou analisar a atuação do professor de Educação Física Escolar no papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, ressaltando as características de Inclusão na sua prática. Esta prática considera aspectos da diversidade cultural, gênero, estereótipos, habilidades físicas e os estilos cognitivos. Nesse aspecto, fazer com que as aulas tenham como objetivo a aptidão física não pode mais ser aceita quando se está trabalhando com a formação de cidadãos e o respeito à diversidade cultural existente no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa teve por objetivos: caracterizar o processo de Inclusão e Exclusão no ambiente das aulas de Educação Física Escolar; descrever alguns aspectos da Exclusão na prática dos professores de Educação Física Escolar; e analisar, durante as aulas, as atitudes Inclusivas. Assim, a pesquisa norteou-se pelo caráter qualitativo, descritivo/interpretativo, por meio da análise de oito professores, sendo quatro de escolas públicas, em função da vasta experiência como docentes na área de Educação Física Escolar, e quatro da rede privada de ensino, sorteados dentre as existentes no município de Presidente Prudente. Do mesmo modo, foram utilizadas para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada e um protocolo de observação. Como resultado da pesquisa tem-se que: a compreensão das dimensões da Inclusão e da Exclusão faz parte do primeiro passo para se eliminar atitudes de preconceito e valorização de algumas características sobre outras, uma vez que a maior parte dos docentes entendem que todos os alunos devem ser contemplados; Eles desconhecem como fazer a inclusão e como caracterizá-la na prática. Nesse sentido, a pesquisa determinou que existem algumas situações que podem ser caracterizadas como exclusão, entre elas, o fato de que nas escolas ditas particulares existir uma tendência de valorizar as habilidades e técnicas esportivas e as aulas serem separadas por meninos e meninas. Ocorre também, uma desvalorização das manifestações da cultura corporal dos alunos. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-07-18T17:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011[1].pdf: 494361 bytes, checksum: 3a823b7a6b4ab7fc0bdc972741e38321 (MD5) Previous issue date: 2011-05-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1946/EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011%5b1%5d.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade do Oeste Paulista | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UNOESTE | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação Física Escolar | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Cultura Corporal | por |
dc.subject | School Physical Education | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Body Culture | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusão | por |
dc.title.alternative | The school physical education teacher s practice: perspectives of inclusion | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011[1].pdf | 482,77 kB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.