Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/827
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emerson José Lima da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7989912174029923por
dc.contributor.advisor1Barros, Helena Faria de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8095414243459190por
dc.contributor.referee1Lima, José Milton de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758444123838079por
dc.contributor.referee2Ruiz, Adriano Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422091593631782por
dc.date.accessioned2016-07-18T17:54:14Z-
dc.date.available2011-07-08-
dc.date.issued2011-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Emerson José Lima da. The school physical education teacher s practice: perspectives of inclusion. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.por
dc.identifier.urihttp://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/827-
dc.description.resumoA presente pesquisa, intitulada A prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusão pertencente à linha de pesquisa de formação e prática pedagógica do profissional docente do programa de mestrado em educação da Universidade do oeste Paulista de Presidente Prudente SP procurou analisar a atuação do professor de Educação Física Escolar no papel de mediador do processo de ensino e aprendizagem, ressaltando as características de Inclusão na sua prática. Esta prática considera aspectos da diversidade cultural, gênero, estereótipos, habilidades físicas e os estilos cognitivos. Nesse aspecto, fazer com que as aulas tenham como objetivo a aptidão física não pode mais ser aceita quando se está trabalhando com a formação de cidadãos e o respeito à diversidade cultural existente no ambiente escolar. Assim, esta pesquisa teve por objetivos: caracterizar o processo de Inclusão e Exclusão no ambiente das aulas de Educação Física Escolar; descrever alguns aspectos da Exclusão na prática dos professores de Educação Física Escolar; e analisar, durante as aulas, as atitudes Inclusivas. Assim, a pesquisa norteou-se pelo caráter qualitativo, descritivo/interpretativo, por meio da análise de oito professores, sendo quatro de escolas públicas, em função da vasta experiência como docentes na área de Educação Física Escolar, e quatro da rede privada de ensino, sorteados dentre as existentes no município de Presidente Prudente. Do mesmo modo, foram utilizadas para a coleta de dados a entrevista semi-estruturada e um protocolo de observação. Como resultado da pesquisa tem-se que: a compreensão das dimensões da Inclusão e da Exclusão faz parte do primeiro passo para se eliminar atitudes de preconceito e valorização de algumas características sobre outras, uma vez que a maior parte dos docentes entendem que todos os alunos devem ser contemplados; Eles desconhecem como fazer a inclusão e como caracterizá-la na prática. Nesse sentido, a pesquisa determinou que existem algumas situações que podem ser caracterizadas como exclusão, entre elas, o fato de que nas escolas ditas particulares existir uma tendência de valorizar as habilidades e técnicas esportivas e as aulas serem separadas por meninos e meninas. Ocorre também, uma desvalorização das manifestações da cultura corporal dos alunos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-18T17:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011[1].pdf: 494361 bytes, checksum: 3a823b7a6b4ab7fc0bdc972741e38321 (MD5) Previous issue date: 2011-05-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/retrieve/1946/EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011%5b1%5d.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade do Oeste Paulistapor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUNOESTEpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Física Escolarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectCultura Corporalpor
dc.subjectSchool Physical Educationeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectBody Cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA prática do professor de educação física escolar: perspectivas de inclusãopor
dc.title.alternativeThe school physical education teacher s practice: perspectives of inclusioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMERSON_DISSERTACAO_FINAL_30_05_2011[1].pdf482,77 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.