???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/828
Tipo do documento: Dissertação
Título: A utilização pedagógica das salas de informática das escolas estaduais do Ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
Título(s) alternativo(s): The pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP
Autor: Mantovani, Fabiana Bueno Gomes 
Primeiro orientador: Gitahy, Raquel Rosan Christino
Primeiro membro da banca: Wiezzel, Andréia Cristiane Silva
Segundo membro da banca: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Resumo: O objetivo geral deste trabalho foi analisar a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática de cinco Escolas Estaduais do Ensino Fundamental de ciclo I da Diretoria de Ensino de Santo Anastácio-SP, implantadas a essa modalidade de ensino a partir do ano de 2005. A pesquisa partiu do questionamento de que os professores do ensino fundamental, não utilizam as Salas de Ambiente de Informática com seus alunos ou pouco utilizam. E, quando as utilizam não integram os recursos disponibilizados pelo computador com a sua proposta de ensino. A metodologia adotada foi o estudo de caso com abordagem quanti-qualitativa, os dados foram levantados mediante a observação sistemática do local estudado, de questionários aplicados com 49 professores, entrevistas com 53 alunos, análise dos Projetos Político-Pedagógico e dos Planos de Ensino das cinco unidades escolares participantes da pesquisa. Dos dados coletados, emergiram três categorias: A Sala de Ambiente de Informática na visão dos professores; A Sala de Ambiente de Informática na visão dos alunos e a utilização pedagógica das Salas de Ambiente de Informática. Encontramos duas realidades: escolas que apresentam atividades pedagógicas realizadas com os recursos disponibilizados da Sala de Ambiente de Informática e escolas que ignoram as potencialidades do computador como recurso pedagógico.
Abstract: This paper tries to analyze the pedagogical use of computer labs in five units of public school (from elementary to junior high school) related to Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP , those rooms were established since 2005. The research started from the inquiry that teachers of elementary level did not use the computer labs properly to teach their students, or almost did not use those places. Some of the teachers could not make a suitable link between computer sources and their educational curriculum. The methodology used was the case study, a qualitative and quantitative approach, the data came from questionnaires presented for 49 teachers, interviews with 53 students, and the analysis of the educational curriculum of the five schools involved in this research. From the data we could realize three categories: the computer labs under the teacher s point of view; the computer labs under the student s point of view, and the activities are prepared according to the computer labs purposes, and schools where these places are completely ignored.
Palavras-chave: Informática na Educação
Informática - Utilização Pedagógica - Escola Pública
Computer science in Education
Computer science
Pedagogical use
Public school
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: MANTOVANI, Fabiana Bueno Gomes. The pedagogical use of computer classrooms in state schools of Cycle I of the Diretoria de Ensino de Santo Anastácio SP. 2011. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/828
Data de defesa: 21-Jun-2011
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao.pdf4,1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.