Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/tede/830
Tipo do documento: Dissertação
Título: A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
Título(s) alternativo(s): Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty
Autor: Zacarias, Sandra Maira Zen 
Primeiro orientador: Scheide, Tereza de Jesus Ferreira
Primeiro membro da banca: Ruiz, Adriano Rodrigues
Segundo membro da banca: Nogueira, José Roberto
Resumo: O trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática.
Abstract: This paper has aimed to investigate the reason that the students show gap knowledge in the mathematics area and see if this fact is due to the fear or the myth about the subject or if these difficulties are not related to learning of basic concepts. In this paper the qualitative approach was a method adopted to carry out the research to investigate a contemporary phenomenon within a real context, where each object is treated as unique. The data were processed according to the content analysis and documentary analysis. The search for field was developed during the second semester of 2007 in a public school, belonging to the Birigui´s Board Education. The choice of school was based on the low-income school submitted by the managers. The study was designed with students in basic education, seventh series. First the students had been observed in their natural environment, in their classrooms. After that, was proposed to make an autobiography about his relationship with Mathematics. Then the students were interviewed. The action of teach was observe according to the methodology, planning class, evaluation and the relationship between the teachers and students. There were also reviewed the planning education, students notebooks and activities and the teacher´s daily. The gotten data had been treated through the "content analysis" and "documentary analysis". Both subject had been placed in evidences about the importance of the effective relations at the school indicating that this may contribute such for the success as the failure of the pupil causing fear and blockades into a relation with the Mathematics subject.
Palavras-chave: Matemática
Medo
Mito
Dificuldade
Mathematics
Fear
Myth
Difficulty
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade do Oeste Paulista
Sigla da instituição: UNOESTE
Departamento: Ciências Humanas
Programa: Mestrado em Educação
Citação: ZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830
Data de defesa: 6-Nov-2008
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao.pdf561,88 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.